MENDICÂNCIA

A mendicância é uma constante nas grandes e médias cidades, até mesmo nas pequenas cidades. É nos pontos estratégicos como, sinais, paradas de ônibus, praças, nas portas das lojas, praticamente em todos os locais, adultos impossibilitados de conseguirem uma ocupação, crianças motivadas por esses adultos a mendigar e até mesmo se prostituírem. Chegam a disputar o ponto, por assim dizer o seu local de trabalho, talvez seja exagero, mais é uma realidade, pois já presenciei uma discussão entre dois mendigos disputando o ponto no centro da cidade.

A mendicância como a prostituição esta incluída no contexto da pobreza, provocando assim desordem social.

De quem é a culpa realmente dessa desordem social?

Da sociedade como um todo que através do preconceito e indiferença os coloca a margem da marginalização?

Da inexistência de uma política justa, uma política econômica e social, que incorpore essas pessoas no mercado de trabalho?

Dos governos que pelo poder preferem cultivar o povo na miséria?

Sei que existem Instituições e ONGS que desenvolvem trabalhos sociais, mais ainda é pouco. É preciso uma participação mais efetiva de nós cidadãos para retirar essas pessoas das ruas, cobrando dos políticos, representantes do povo a quem depositamos nas urnas o nosso voto de confiança, uma postura digna, uma postura de trabalho voltada para o social, voltada para as camadas mais pobres da sociedade.

Pobreza não é uma doença infecta - contagiosa, mais o ultimo estagio da falta de condição mínima de uma existência digna.

Miguel Braga
Enviado por Miguel Braga em 30/10/2009
Código do texto: T1895634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.