Sonhos

Numa pequena cidade do sul da Itália morava um senhor que lutava para viver com um pedaço de terra onde plantava várias coisas. Entretanto, dali só dava para a família sobreviver.

Todas as noites, cansado, ao dormir ele sonhava que em um determinado local, do norte da Itália, existia uma ponte do tempo do Império Romano, e que debaixo da ponte, que era de pedra, junto a um dos pilares, existia uma pedra solta e que detrás dessa pedra existia um vaso de ouro, cheio de moedas também de ouro.

O sonho se repetia todas as noites.

Um dia ele falou para sua esposa:

-Eu vou até lá ver se o sonho é realidade.

E assim ele fez.

Chegou no local e viu que a ponte era a mesma dos seus sonhos. Era só usada como passagem na sua parte superior. Embaixo era só um caminho para pedestres.

Ele, muito ansioso, foi verificar a sonhada pedra solta.

Tudo parecia, entretanto, no lugar.

Mesmo a ponte não parecia ser muito antiga. Depois de muitas idas e vindas embaixo da ponte, um senhor que passava por ali, e que já havia notado o procedimento do nosso viajante, lhe perguntou:

-Porque o senhor está tão triste?

Então o nosso amigo contou o sonho ao morador do lugar, que lhe disse:

-Esta ponte é nova. Foi construída no tempo da Segunda Guerra Mundial.

E lhe afirmou:

-Se eu fosse acreditar em sonhos, teria de procurar um casarão muito antigo, que na frente tem uma pequena fonte de água. No casarão tem um grande fogão de pedra, e no seu interior há uma caixa com várias peças de ouro, e também moedas do tempo do Julio César.

Mas eu não vou acreditar, não sou louco.

Ai o nosso amigo disse:

-O senhor tem razão. Sonhos são bobagens.

E ansioso voltou para a sua casa. Porque o senhor do norte descreveu perfeitamente a sua moradia. Lá chegando, munido de uma marreta e para espanto de sua esposa começou a destruir o fogão de pedra.

Na terceira marretada sentiu bater em algo sólido, e com cuidado, foi descobrindo uma caixa de ouro, tal qual o senhor do norte havia descrito.

Lá dentro havia uma fortuna e o nosso amigo do sul ficou rico.

Vá você acreditar em sonhos.

Laércio
Enviado por Laércio em 01/11/2009
Código do texto: T1899119