Nossos maus hábitos

Alguns hábitos dos brasileiros têm se tornado alvo de campanhas publicitárias na televisão, rádio e até outdoors. Hoje é comum vermos no verso da conta de luz da empresa AES Eletropaulo a frase: “Não esqueça de apagar a luz”. Na televisão assistimos campanhas sobre: apagar a luz, fechar as torneiras e fechar a porta da geladeira. Já fizeram até adesivos para colar no interruptor e nos eletrodomésticos.

Isso me leva ao seguinte raciocínio e questionamento: Qual o grau de dificuldade de apagar a luz da sala? Afinal aquele mesmo botão que você apertou com apenas um dedo para acender a luz, pasme, também serve para apagá-la! E digo mais, empregando a mesma força!

Fico pensando o que seria do desenvolvimento sustentável se tivéssemos que usar ferramentas para apagar a luz ao sair da sala? Ou ainda se para fechar a torneira da pia do banheiro tivéssemos o mesmo trabalho que trocar o pneu do carro? Considere ainda, que escovamos os dentes pelo menos três vezes ao dia.

A julgar pela forma que a mídia tem se empenhado em ajudar as pessoas com seus maus hábitos domiciliares, em breve teremos a campanha: “Levantem a tampa da privada!” Ou quem sabe algo do tipo: “Economize água, mas não esqueça de dar descarga após urinar”. Fica claro que essas campanhas publicitárias serão dirigidas por mulheres. E se essas derem certo podem vir coisas piores. Imagine, no intervalo da novela das oito você se deparar com algo do tipo: “Não deixe seus sapatos jogados na sala”, “tire a toalha molhada de cima da cama”, “coloque as roupas sujas no cesto”, entre outras tantas que elas vivem indagando.

Porém, podemos aproveitar a onda para exterminarmos alguns maus hábitos femininos através de campanhas publicitárias também. Que tal colocarmos nas embalagens de lingerie a seguinte instrução: “Após lavar, não pendurar no registro do chuveiro”, essa poderá veícular inclusive na televisão. Imagine, a propaganda de uma lingerie De Millus ter como seqüência um fundo azul e a frase: O Feng Shui adverte: Calcinha pendurada no chuveiro é prejudicial à harmonia do lar”.

Com tanta mania que o brasileiro adquiriu, haja espaço na mídia pra tanta campanha publicitária, seria gente reclamando da escova de pentear cheia de fios de cabelo entranhados em suas cerdas, outros reclamando de embalagens destampadas, como aqueles que deixam o creme dental sem rosquear a tampinha, gel de cabelo, cremes de pentear, margarina, pote de açúcar, panelas então, parecem frigideiras, vivem sem tampa... Ah, e não se esqueça de fechar a geladeira!

Será que a tecnologia não pode fazer algo por nós? Bem, a respeito da luzes acesas já estou pensando em instalar sensores de presença em todos os cômodos da casa, exceto no quarto porque me movimento muito enquanto durmo e a luz acendendo e apagando durante a noite toda seria incômodo demais. Cheguei a pensar na hipótese de criar uma nova disciplina escolar: "Bons costumes", mas depois de muito pensar a respeito, conclui que não adiantaria. Afinal, quantas vezes sua mãe gritou com você por todos esses deslizes?

Enfim, acho que certa mesmo está a Eletropaulo que usa a TV, o rádio, os adesivos e a própria conta de luz para chamar a atenção dos consumidores acerca de seus maus hábitos. Isso fortaleceu minha idéia de deixar a carreira de programador e ingressar na carreira de “marketeiro” ou publicitário, esse mercado pode dar futuro!