OS BECOS DA PRAIA

Fui conhecer a Praia do Forte, um lugar que logo me cativou quando lá cheguei. Suas ruas tinham lojinhas de todo tipo enfeitadas com a arte baiana. Barzinhos com comidas típicas, povo muito hospitaleiro (motivo de meu orgulho em ser descendente dele) e simpático.

Em cada lojinha uma lembrancinha: uma miniatura de baiana, um berimbau ou um colar. Ora você comprava uma camisa, ora um chaveiro de baiana de sorriso largo e simpático.

Os turistas cruzavam as ruas e também se deliciavam com o que viam. Tinha também os Becos! Há...cada um com sua história singular...e engraçada!

Num desses becos, deparei-me com uma placa que tinha o seguinte nome: BECO DO CURA VEADO. Ao perguntar a amigos sobre o porquê daquele nome, me disseram que uma falecida moradora daquele beco tinha um boteco ali e uma de suas cachaças atendia pelo nome de CURA VEADO, e que qualquer “rapaz alegre” que tomasse um gole dela, virava “macho” na hora!

Tem também o BECO DO PINGUELO DOCE. Bem... esse aí era o apelido de uma moradora desse beco, mas aí é outra história!

NÚBIA CARDOSO
Enviado por NÚBIA CARDOSO em 01/11/2009
Reeditado em 19/03/2012
Código do texto: T1899800
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.