A MELHOR PaRTE É SEMPRE DELAS!

Hoje, dia dos finados, fui levar flores para meus entes queridos. Sete em ponto já estava pronta para peregrinação!Ontem colhi margaridas singelas, que cultivei no jardim da casa de minha mãe e no coração, especialmente para este dia. Senti muitas saudades de meu querido pai que também adorava trabalhar a terra, derramando ali seu suor , para feliz colher as flores, o fruto, o seu prazer! Encontrei meu amigo cisco no elevador, abanando sem cessar o rabo --- estava a caminho de seu passeio matinal! Ai que bom ser cachorro, pensei, não se tem dia de finados, dia de relembrar nossos entes queridos que hoje dormem o sono eterno! E no cemitério então , é sempre a mesma coisa. Sete e meia e já ardia o sol sobre os túmulos frios.... tão lindamente adornados para o dia. Uma verdadeira competição! Minha mãe, sempre tão amorosa, queria deixar uma margarida em cada túmulo abandonado.... tive que detê-la!-- Mãe, assim vai faltar para os nossos – uma penca de parentes e amigos ! Encontramos a viúva – personagem histórica de nossa cidade, trata-se de uma portuguesa que perdeu seu marido em acidente automobilístico há uns cinqüenta anos e, até hoje, ainda não tirou seu luto! Sempre de roupas pretas, lenço preto cobrindo todo cabelo e parte de sua face carcomida pela dor eterna! Sinistra, sim, mas, admirada por todos na cidade. Já não se fazem viúvas como antigamente! Fui ao túmulo do meu ex-marido acompanhar minha filha. As mulheres que nos substituem sempre levam o melhor, até depois da morte – pra nós sobra mesmo sempre o osso ! Quando cheguei ao túmulo – já havia lá rastro dela—um vasinho de crisântemo de sorriso amarelo.... e o coitado do túmulo todo sujo, cheio de terra! Tive, claro, que fazer minha parte de ex-mulher cristã, limpar, arrumar as flores, botar a casa do falecido em ordem! Fiz isto por amor, não por obrigação. Será que lá de cima ele ainda tem a mesma impressão que tinha ao morrer? Será que recuperou a lucidez? Espero que sim!

Benvinda Palma

Bemtevi
Enviado por Bemtevi em 02/11/2009
Reeditado em 02/11/2009
Código do texto: T1901645
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.