A RODA DOS EXPOSTOS

O sistema de rodas de expostos foi inventado na Europa medieval. Esse sistema tinha uma filosofia missionária, e a preocupação do sistema para com a criança nela deixada era providenciar o batismo, salvando a alma da criança.

Em Portugal, as rodas de expostos foram instaladas igualmente na idade média. A primeira cidade foi Lisboa seguindo o modelo da Itália.

A roda de expostos foi uma das instituições mais antigas do Brasil no período colonial, sobrevivendo aos três grandes regimes de nossa historia.

Essa instituição cumpriu importante papel na nossa sociedade, pois por quase século e meio deu assistência à criança abandonada em todo o Brasil.

Na época colonial as municipalidades, por imposição das ordenações do reino, tinham que amparar toda criança abandonada em seu território. As câmaras que amparavam as crianças abandonadas limitavam-se a pagar um valor monetário irrisório para que as amas-de-leite amamentassem e criassem as crianças.

Durante a época colonial, foram implantadas três rodas de expostos no Brasil, em suas cidades mais importantes: a primeira em salvador, a segunda no Rio de Janeiro e a terceira em Pernambuco no século XVIII.

Pode-se afirmar que o fenômeno do abandono de filhos é tão antigo como a historia da colonização brasileira. Supostamente essas crianças eram para serem amparadas pelas câmaras municipais, mais, como acontece ainda hoje no século XXI que devem ser amparadas pelo estado através de suas instituições, mesmo com o estatuto da infância e do adolescente, há um descaso total quanto aos cuidados e assistência a essas crianças que vivem pelas ruas dos grandes centros, abandonadas e flageladas por um sistema arcaico e desumano que enegrece as palavras amor,caridade e dignidade que escorre pelos esgotos dos canais políticos. Como no período colonial quase toda a totalidade desses pequeninos não chega a vida adulta pelo envolvimento do trafico de drogas, prostituição e a marginalização moral.

Miguel Braga
Enviado por Miguel Braga em 03/11/2009
Código do texto: T1902311
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.