Para onde caminha a humanidade?

Esther Ribeiro Gomes

Ao longo da história, os povos menos favorecidos sempre lutaram por uma vida digna, numa guerra inglória contra os ‘poderosos’ que usavam o poder para se locupletarem...

É uma luta bem antiga, desde os primórdios da humanidade!

Viajando pelo túnel do tempo, no século dezoito, quem não se lembra dos acontecimentos que antecederam a Revolução Francesa, quando um súdito palaciano disse para Maria Antonieta: - Majestade, o povo não tem pão! E ela respondeu: - Que comam brioches...

De lá para cá, as coisas não mudaram muito...

A pobreza cresce em todo o mundo e a minoria rica, cada vez mais insaciável e egoísta, neste mundo globalizado, quanto mais tem, mais quer dinheiro e poder. O ser humano vive cada vez mais infeliz, acumulando coisas, fomentando as desigualdades que geram a violência e promovendo a guerra e a destruição neste mundo sem paz!

Karl Marx criou a doutrina comunista, que se revelou uma grande utopia, haja vista os países socialistas, como a União Soviética, por exemplo, que pregavam a igualdade e oportunidade para todos, mas o tempo demonstrou que houve igualdade para o povo, na pobreza, na miséria, enquanto a cúpula do governo enriquecia cada vez mais... Por isso, o socialismo caiu, porque foi um grande engodo! Dizem que se Marx vivesse hoje, não seria marxista...

Por outro lado, o capitalismo não vem cumprindo o que prometeu, ou seja, oportunidade para todos, no exercício da democracia! O que se vê hoje é um capitalismo selvagem e desenfreado, onde o lucro exagerado, a ganância neste mundo globalizado e individualista é o que prevalece, em detrimento dos valores morais e humanitários!

Como é possível nos dias de hoje, com tanto progresso e evolução tecnológica, existirem povos que vivem em condições sub-humanas, passando fome e todo tipo de privações?! E o Brasil, infelizmente,

não é exceção: há poucos com muito e muitos com tão pouco...

Quando a igualdade formal do Direito se transformará na igualdade

real das oportunidades para todos?

Nós, brasileiros, ouvimos há décadas que este é o país do futuro... Que futuro é esse que não chega nunca?!

De Gaulle estava certo quando disse que o Brasil não é um país sério... Ou será que tinha razão Miterrand, quando disse ser este um país surrealista?!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 04/11/2009
Reeditado em 22/11/2009
Código do texto: T1903753