Imagens mentais emitidas por governos latino-americanos - entre o insano e o bestial...

Imagens mentais emitidas por governos latino-americanos - entre o insano e o bestial...

Como se sabe, em tema de política, o discurso significa muito pouco. Na prática, no mundo da política, o discurso é meio de obtenção de adesão a projetos individuais e pessoais.

Para se conhecer dos políticos e, dos partidos políticos, tem que se prestar atenção nos atos, nas práticas e, no que não se diz diretamente - aquilo que se encontra nas entrelinhas e, margens.

Nesse sentido, os governos da América Latina estão emitindo sinais de que suas mentalidades estão ligados ao que ocorre nos países baixos, por assim dizer, o que indica objetivos e atuação num estado primal - quase primitivo e, a rejeição das próprias atitudes, cujo sugestivo juizo se estampa nas tais imagens.

Senão, vejamos: no Brasil, depois de chegar ao poder, petistas viraram petralhas sem constragimento algum e, acabaram elegendo, em seguidos e até, festivos atos falhos, a cueca, como símbolo visual de seu governo.

No Paraguai, um religioso - que não podia ser nem candidato, de acordo com a Constituição de seu país, foi empossado Presidente da República. E aí descobriu-se que era um tipo priáprico. Seu símbolo pessoal, que se misturou com o de seu governo, passou a ser o "lugo-lugo", gesto representado com a mão e punho, consistente na imitação das bicadas de um picapau, que em bom portugues quer dizer "rapidinha".

Na Nicarágua, Daniel Ortega, que não abre mão de seu próprio golpe de Estado (e, do que se segue...), está sendo processado judicialmente, por ter molestado, vejam só, a própria enteada, por anos seguidos. O seu símbolo pode vir a ser, por motivos óbvios, um bisturi...

Na Argentina, A Sra. Sr. Kirshner vai se aproximando cada vez mais das soluções totalitárias contra quem ouse criticar ou denunciar as estultices de seu governo, em especial a Imprensa. Qual será o símbolo que o governo dela-ele elejerá? o OB, como solução para represar a atividade dos jornalistas?

Mas, é da Venezuela, que vem o exemplo mais cômico, senão ridículo: Hugo Chavez e a gentalha bolivarista chegou ao governo pelo voto e, depois de manipular o povo através de plebiscitos (os golpistas sempre fazem isso, alegando como canalhas que "a verdadeira Constituição" está com o povo...), começou falando em bolivarismo e, depois, socialismo. Agora, discursa sobre o patriotismo do banho de três minutos e, o uso de laterna, para o uso noturno da latrina.

Lanterna na latrina - este será, até o fim, o símbolo de seu governo!

América Latina - a imensa Macondo do imortal Gabriel Garcia Marquez...