Um outro lado escuro dentro de mim...

Num dia desses, passando pelos canais da televisão, ouvi o Bono Fox, do grupo U2 dizer: sou atraído pela luz das escrituras, porque há um outro lado meu que é escuro.por isso me interesso pelos homens da paz, pois não sou como eles. Não sou alguém que na real, ofereça a outra face. Estas palavras ficaram martelando na minha mente que é um tanto torturante ou tortuosa depende de quem convive comigo. Às vezes, os seres, em geral, estranham, pois freqüento missas, rezo e acredito em um ser superior que guia a tudo e a todos. Como se o fato de eu ser ,uma intelectual, uma estudiosa e pesquisadora de uma determinada área do conhecimento humano me impedissem de ter dúvidas, sofrimentos e angústias. Em alguns momentos, as pessoas esperam que as respostas estejam em todos os livros que lemos... Mas, isso não acontece.

Todos nós temos um lado escuro como uma noite sem estrelas sem uma luz para nos guiar. Parece um buraco de agonia, tormentos que os livros, as pesquisas e os escritos não conseguem nos retirar. Em algumas ocasiões, surge um oco existencial, então tentamos preencher com as crenças em alguma coisa. Entretanto, não é uma fé alienante, que manipula e não nos deixa ver a realidade. Mas sim, aquela que nos ajuda a viver melhor e, principalmente, ficar longe das químicas. A vontade insana de fugir para um calmantezinho de plantão, é uma tentação constante, principalmente quando a vida se torna mais difícil. Isso acontece mesmo sem termos algumas doenças psíquicas que se tornam necessárias o uso da família dos diazepam, clonazepam & Cia...

Entretanto, aquela paz de um mar sem tempestade, de um dia nublado, sem ventos ou qualquer coisa nos movimente, poder ser muito bom de vez em quando, porém de vez em sempre é absolutamente dispensável. Carece-se do movimento, do contraditório, da inserenidade, do desequilíbrio para pensarmos, refletirmos. A busca de qualquer estabilização nos leva em primeiro lugar a um estágio de desestruturação e desequilíbrio. Então, a partir do momento que nos entupimos de pílulas mágicas nos tornamos bobocas alegres, colocamos os problemas embaixo do tapete e os deixamos lá. Até um dia vem um grande vendaval e vai arrastando tudo pelos ares então não sabemos como resolver a quantidades de problemas que fomos empurrando...

Entretanto, a procura da fé não é para nos aludirmos, mas sim para ajudar a tolerar algumas cargas que a nossa existência nos proporciona. Ainda é melhor do que a busca ensandecida pela química inútil. Portanto aos incrédulos, aos céticos, aos descrentes, eu diria; a fé não dá todas as respostas, entretanto ajuda no rastro de um pouco de quietude interior sem química. O Bono Voz tem razão, quem sabe algumas vezes, o nosso lado escuro não deixa perdoar e dar a outra face, então admiramos cremos num mundo melhor com gente que perdoa...

7/11/2009

Marisa Piedras
Enviado por Marisa Piedras em 07/11/2009
Código do texto: T1910625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.