VENCENDO AS DIFICULDADES

Acredito que o ser humano é capaz de fazer o que ele quiser. Tudo depende do seu campo de visão e da ajuda de outros. Se eu resolver que quero ir a Marte e direcionar minhas energias e estudo para isso, logo chegarei lá. Mas se me sinto pequena, capaz apenas de ir apenas até a mercearia do meu bairro, jamais conhecerei o centro de minha cidade. Furar mundo, abrir possibilidades é questão de opção e oportunidades.

O cérebro humano, de acordo com a ciência, não diferencia em formato – maior ou menor - e potencialidade. Tanto faz o de Albert Einstein como o de um simples lavrador. Portanto, nada nos impede de sermos grandes, se formos perspicazes, tivermos agudeza de espírito. Enfim, somos fortes e precisamos perceber isso logo cedo, até porque antes de nossa fecundação já provamos isso na correria dos espermatozóides. Naquela corrida louca, vence o mais forte. Então já nascemos fortes! Por outro lado também, em essência, nascemos bons, o meio e os estímulos nos modifica. Conforme o filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau “O homem é bom por natureza. A sociedade o corrompe.” Por isso acredito que somos fruto da sociedade e de nossa consciência.

Na verdade quero chegar às oportunidades que deixamos passar em nossas vidas por nossa visão usar óculos de sombra escuros de mais. Que visão embaçada nós temos da vida! Isto porque acredito ser a escola responsável por alargar esta visão, mas esta por sua vez acaba, em muitos casos, é pondo uma trava. Acredito que tem toda uma história por traz: escravidão, relação de poder, mandantes e mandados, e por aí seguiu a nossa história de fraquezas e incapacidades. Era assim que os detentores do poder queriam – e ainda querem – que se sentissem os menos favorecidos. A verdade é que as mentes aprendem a enxergar os fatos através do saber.

E com esse saber em mãos e outros mais, pude comprovar que os alunos da escola pública podem competir no mesmo nível com alunos da escola particular. A prova é que os alunos da Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa, no Abolição IV, Mossoró\RN participaram do I Prêmio UNP (Universidade Potiguar) de Ciência, Cultura & Tecnologia, realizada nos dias 05 e 06\11\09. Demonstraram que os casos de Dengue diminuíram, no Abolição IV - bairro onde moram -, através de uma coleta de dados - dentro de toda uma iniciação científica - pelo fato da população está mais esclarecida. E foram elogiados pela qualidade de seu trabalho por mestres, doutores e PHDs. Além de receberem orientação para darem continuidade a este projeto com a comunidade do bairro, através de palestras e continuação das pesquisas para acompanhar este processo de melhoria na saúde pública. O que remota a escola a cumprir com o seu verdadeiro papel: formar cidadãos capazes de contribuir socialmente com o bem estar da comunidade. Pois, na medida em que vão estudando percebem o desabrochar de suas competências, conforme sugere o ensino do novo ENEM.

Portanto, não é em vão que tenho reunido meus esforços para melhorar a qualidade do ensino público. É possível sim! Basta acreditarmos nesta possibilidade, nos dispormos a estudar para a superação de nossas limitações e trabalhar em conjunto com alunos e comunidade escolar.

Amigos, por favor leiam o texto: AMADAS PESSOAS. Preciso de suas orações. Amo vcs. Estou trabalhando muito, porém esborratando de felicidade. Bjoooooooooooo!!!

Fátima Feitosa
Enviado por Fátima Feitosa em 08/11/2009
Reeditado em 08/11/2009
Código do texto: T1911566
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.