Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SALAMANCA a "Cidade Dourada"


              Situada na região de Castilha e Leão, no centro da Península Ibérica, a cerca de 200Km de Madri é uma cidade conhecida pela sua cultura, gastronomia e sua Universidade, que é uma das mais antigas da Espanha. Trata-se de uma cidade universitária, calorosa e alegre.
 No natal, época em que estive lá, suas ruas enchem-se de enfeites natalinos verdes, vermelhos e dourados. A igreja matriz surge à noite onipotente, refletindo seu esplendor no Rio Tormes, tudo isso visto de uma bela ponte romana. Andando pelas ruas da cidade, independente de onde esteja, todos os caminhos te levarão à Plaza Mayor. É possível sentir-se na Idade Média, aguardando a entrada da cavalaria, que surgirá em algum dos lados daquele “quadrado” imenso a qualquer momento.
              Nada como se sentar em um dos cafés da praça e apreciar o chocolate quente com churros, sentir a brisa congelante no seu rosto e contemplar a beleza da gigantesca árvore de natal que se encontra no centro da praça. Os aromas que sentirá naquele lugar serão inesquecíveis.
Conhecida como a “Cidade Dourada”, por causa do arenito utilizado em suas antigas construções, foi admitida pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade. Com a iluminação noturna entenderá que o nome faz jus a sua beleza. A Plaza Mayor torna-se ornamentada pelo reflexo da luz em suas paredes douradas. O resultado é um ambiente agradável e para muitos, romântico.
              Sua curiosidade será despertada também quando se deparar com a estrutura de suas ruas irregulares. Cuidado para não se perder! Enfim, Salamanca é um museu ao ar livre. Você se engana quando pensa que viu tudo, pois ao virar a próxima esquina surge algo novo e encantador. É preciso andar com a máquina fotográfica na mão.
              Uma das cidades mais encantadoras e cheias de história por que já passei. Com certeza você vai se encantar com suas ruas, arquitetura, história, cultura e gastronomia. Antes de embarcar nessa aventura aposte num estudo da cidade e região, para que a visita possa ser ainda mais proveitosa e gratificante. Estudar nessa terra será um prazer a mais a desfrutar e com certeza, uma lembrança carinhosa que guardará para toda a vida.
              Boa viagem!


PS. Testo escrito para publicar no jornal da Universidade.


Priscila Rosa Lima
Enviado por Priscila Rosa Lima em 09/11/2009
Reeditado em 10/11/2009
Código do texto: T1914130


Comentários

Sobre a autora
Priscila Rosa Lima
Londrina - Paraná - Brasil, 32 anos
112 textos (7504 leituras)
3 áudios (172 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/08/20 19:43)
Priscila Rosa Lima