Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SALAMANCA a "Cidade Dourada"


              Situada na região de Castilha e Leão, no centro da Península Ibérica, a cerca de 200Km de Madri é uma cidade conhecida pela sua cultura, gastronomia e sua Universidade, que é uma das mais antigas da Espanha. Trata-se de uma cidade universitária, calorosa e alegre.
 No natal, época em que estive lá, suas ruas enchem-se de enfeites natalinos verdes, vermelhos e dourados. A igreja matriz surge à noite onipotente, refletindo seu esplendor no Rio Tormes, tudo isso visto de uma bela ponte romana. Andando pelas ruas da cidade, independente de onde esteja, todos os caminhos te levarão à Plaza Mayor. É possível sentir-se na Idade Média, aguardando a entrada da cavalaria, que surgirá em algum dos lados daquele “quadrado” imenso a qualquer momento.
              Nada como se sentar em um dos cafés da praça e apreciar o chocolate quente com churros, sentir a brisa congelante no seu rosto e contemplar a beleza da gigantesca árvore de natal que se encontra no centro da praça. Os aromas que sentirá naquele lugar serão inesquecíveis.
Conhecida como a “Cidade Dourada”, por causa do arenito utilizado em suas antigas construções, foi admitida pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade. Com a iluminação noturna entenderá que o nome faz jus a sua beleza. A Plaza Mayor torna-se ornamentada pelo reflexo da luz em suas paredes douradas. O resultado é um ambiente agradável e para muitos, romântico.
              Sua curiosidade será despertada também quando se deparar com a estrutura de suas ruas irregulares. Cuidado para não se perder! Enfim, Salamanca é um museu ao ar livre. Você se engana quando pensa que viu tudo, pois ao virar a próxima esquina surge algo novo e encantador. É preciso andar com a máquina fotográfica na mão.
              Uma das cidades mais encantadoras e cheias de história por que já passei. Com certeza você vai se encantar com suas ruas, arquitetura, história, cultura e gastronomia. Antes de embarcar nessa aventura aposte num estudo da cidade e região, para que a visita possa ser ainda mais proveitosa e gratificante. Estudar nessa terra será um prazer a mais a desfrutar e com certeza, uma lembrança carinhosa que guardará para toda a vida.
              Boa viagem!


PS. Testo escrito para publicar no jornal da Universidade.


Priscila Rosa Lima
Enviado por Priscila Rosa Lima em 09/11/2009
Reeditado em 10/11/2009
Código do texto: T1914130

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Priscila Rosa Lima). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Priscila Rosa Lima
Londrina - Paraná - Brasil, 31 anos
112 textos (7462 leituras)
3 áudios (172 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/08/19 02:01)
Priscila Rosa Lima