"A VERDADE É PRA SER DITA MESMO?" Crônica de Flávio Cavalcante

A VERDADE É PRA SER DITA MESMO?

Crônica de:

Flávio Cavalcante

É uma pergunta que levanta uma tese. O ser humano por ser um racional complicado de se entender, esta se torna uma pergunta de uma complexidade gigantesca.

Quem não gosta quando a verdade é dita com certeza e firmeza? Mas será que vai gostar também desta verdade com toda certeza e firmeza, quando esta verdade chegar até você montada numa crítica mesmo que seja construtiva?

A verdade é bem vinda quando vem referente a outrem. Quanto mais bombástica seja a verdade, mas, alimenta completamente o ego do homem. A reação oposta vem, depois que o homem passa a viver na pele toda a força da verdade, coisa que ele não enxergou quando a verdade era referida ao outro.

Ninguém gosta de ouvir uma verdade, até mesmo quando esta verdade venha á não agradar.

Quantas vezes tentamos ajudar a outrem falando uma verdade; dando um conselho positivo em proll da evolução dele mesmo?

A força da verdade quando se é falada é de fato muito delicado. Tem que se ter o cuidado de como se vai falar e tem que haver a preocupação de como esta verdade tem de ser dita; pois uma simples verdade pode refletir num problema que poderá refletir por toda um vida. Isto é um fato muito importante para não deixar alguém irritado.

Às vezes falamos coisas mesmo sendo a verdade nua e crua para uma determinada pessoa e esta aceita numa boa e até agradece.

Em outras ocasiões a forma que se fala normalmente a uma pessoa pode ser interpretada como uma agressão e aí é difícil fazer com que a pessoa aceite a tal verdade dita.

Vamos dar um exemplo clássico. O nosso recanto das letras. Quantas vezes não recebemos comentários de algum texto que não foi do nosso agrado? Qual foi a reação que o poeta teve ao receber este comentário?

Ouvir a verdade com sabedoria é típica de pessoas maduras. Posso dizer que vem de espíritos altamente evoluídos; pois estes espíritos se conseguem atingir este patamar, sabem filtrar a verdade dita como construtiva da verdade que vem de pessoas que desconhecem completamente o que é a verdade mesmo.

PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 12/11/2009
Código do texto: T1918730
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.