Música: Preludio - Brahms

A fila certa

Ontem, fui a um supermercado de minha cidade e notei que havia uma grande fila próxima a uma de suas gôndolas. Aproximei e perguntei a uma senhora já idosa o motivo daquela grande fila e ela me respondeu: “é para comprar velas para o próximo apagão”.

A fila faz parte da vida moderna. Fila na espera do transporte, no banco, no caixa do supermercado, na escola, no cinema, enfim, fila para tudo. Já nos condicionamos a formar fila, ela está no nosso inconsciente. Perdemos grande parte do tempo nas filas.

Mas, essas não são as piores filas que enfrentamos. O pior é o tempo perdido na fila da vida, na esperança de ser atendido por alguém que resolva as nossas angustias e expectativas. Entrar em uma fila, ficar nela ou não é uma decisão de cada um.

Existem pessoas que entram na fila da ilusão e esperam a vida toda por uma situação financeira melhor. Acreditam que o dinheiro resolva tudo e que serão mais felizes se as suas carteiras estiverem abastecidas de cédulas graúdas e se o seu saldo bancário for gordo.

A fila do conhecer é enorme. Entrar e sair várias vezes confere status aos seus frequentadores. Essa fila é eterna e insaciável. Os freqüentadores assíduos dessa fila vestem muito bem a máscara da hipocrisia. Eles acreditam que conhecem o mundo, embora, desconhecem a si mesmo.

Outra fila interminável e importante é a fila daqueles que procuram por Deus. Procuram por Deus em todas as partes, nos templos, nas escrituras, nos discursos eloquentes dos falsos pastores. Procuram por Deus nos jardins floridos e na aridez do deserto. Deus é, apenas, um ente secundário nos momentos felizes e, uma presença obrigatória nas horas de dores. A fila da procura por Deus cresce a cada dia, porque Deus não se encontra onde a maioria das pessoas O procura. Deus está no coração de cada ser humano.

Existem filas em que as pessoas têm vergonha de frequentá-las, como a fila da humildade, do bom senso e da compaixão. Outras são ostensivas, exibicionistas e disputadas a tapas. A mais importante delas é a fila da hipocrisia. Na vida real as pessoas vivem a maldade e vem para fila da hipocrisia exibir bondade e tentar ganhar aplausos para inflar o seu orgulho que nada constrói.

Na fila da vida procuramos dinheiro, conhecimento e Deus. Buscamos o tudo e o todo, no entanto, isso é inatingível. Quando a fila da vida chegar ao seu final, à busca do todo se resumirá na busca de nós mesmos. Sempre lutamos e esperamos vencer a fila da vida. Mas, a fila da vida termina num ponto que amedronta e ninguém quer chegar: a morte.

Roberto Pelegrino
Enviado por Roberto Pelegrino em 13/11/2009
Reeditado em 13/11/2009
Código do texto: T1920906