Brasileiro Americanizado

Influenciado pelo idioma da maior potência econômica do planeta, Estados Unidos, e também pelo berço da civilização européia, a Inglaterra, o brasileiro tem a mania de dar nome em inglês a tudo que deve chamar atenção. Em hotéis, restaurantes, edifícios e outros empreendimentos comerciais, lá estão os mais diversos nomes em inglês, mesmo onde o idioma seja pouco usual.

É comum a gente informar um ponto de referência para facilitar a localização do endereço, indicando a proximidade de uma avenida bem conhecida, uma praça, uma igreja, uma padaria, uma sorveteria, entre outros. No meu caso, costumo citar uma igreja ou padaria, além de informar ser uma rua paralela a uma avenida principal do bairro. Em breve tempo vou ter de informar também outro ponto de referência, visto que à frente da minha casa está sendo construído um edifício empresarial, com o nome de “The Square Park Office”. Ao pronunciar esse nome, alguém poderá pensar que estou morando em Nova Yorque ou Miami, uma vez que é este o tipo dominante na terra de Barack Obama. O nome não soa muito bem num estado nordestino, entre os mais atrasados da região. A não ser que se considere aí o potencial turístico em razão de suas belezas naturais, principalmente em se tratando da nossa capital, a bela Maceió.

Tantos nomes ilustres aqui na “Terra dos Marechais” e são esquecidos na hora de homenageá-los. Quando são lembrados, o povo aplaude e diz ser justa a homenagem. Como exemplo, uma bela avenida na orla, antes com o nome de Robert Kennedy, teve seu nome mudado para Avenida Sylvio Viana, um servidor público que teve brilhantes serviços prestados ao Estado. Da mesma forma, hospitais, escolas, edifícios e logradouros públicos que recebem o nome dos nossos ilustres alagoanos são vistos como de boa escolha. Entretanto, esse estrangeirismo é sempre criticado, achando que é mania de se americanizar as coisas do nosso grandioso Brasil, cujo idioma é tão rico e belo, pela sua origem neolatina.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 15/11/2009
Reeditado em 15/11/2009
Código do texto: T1925108
Classificação de conteúdo: seguro