ENSARIO SOBRE UM MENTIROSO

Como se faz um mentiroso? Se existe receita para tal, como saber a correta com tantas opções e variados fatores. Mas se as tentativas são possíveis, por que não tentar? Junte um pouco de inaceitação da realidade, com motivos ilusoriamente justos, misturados a nenhuma razão equilibrada, acrescente uma pitada de persistência e o toque final é apropriação indébita da vida de alguém. Afinal o mentiroso vê apenas o que quer e não o que é.

Muitas combinações são possíveis, mesmo porque muitas são as personalidades do ser humano. No dia a dia nosso comportamento varia de acordo com a situação. Ao lidarmos com alguém da família o tratamos conforme a hierarquia, isso se ainda houver algum respeito por tal reconhecimento ou poderá ser seguido o critério da simpatia. Amigos são pouco ou nenhum, pois que são tantas vidas em uma só, que qualquer pessoa que conviva por muito tempo com um mentiroso poderá perceber certas pistas deixadas para trás por distração, talvez...

Com clientes, conhecidos, colegas de trabalho, freqüentadores de um mesmo local, transeuntes educados, pessoas em filas, atendentes de lojas, a todo momento pessoas estão lidando com pessoas. Algumas podem estar sorrindo por fora e chorando por dentro, outras nem disfarçam seu sentimento interior ou até há as que expõe sua insatisfação, sem se preocupar com o julgamento alheio. Todos sem exceção em algum instante serão polidos, mesmo não querendo ser e contraditoriamente não dirão nada agradável para não demonstrarem fraqueza.

Se todos nós fazemos essas mesmas coisas, se não existe uma pequena mentira nem grande mentira, mentira proposital e mentira caridosa, mentira é uma mentira, somos todos mentirosos. O que poderia nos tornar mais ou menos mentirosos...o que poderia nos tornar mentirosos imperdoáveis ou mentirosos adoráveis ainda assim...A questão é que uma mentira precisa de uma seqüência interminável de muitas outras mentiras para sustentar a primeira, fazendo com ela seja quase uma verdade, se é que isso é possível!

Todos mentimos, magoamos, não há atenuantes para isso. O fato é saber que seja qual for a mentira, não existe motivo certo e nenhuma razão que a justifique, temos que decidir quando parar antes do processo ser irreversível. A verdade é que tem certas coisas que é melhor não ensaiar, pois no fundo é a vontade de ter tornado a mentira real e permanecer assim é viver uma vida difícil de ser vivida.

GABI BORIN
Enviado por GABI BORIN em 15/11/2009
Código do texto: T1925368
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.