De malas prontas (EC)

Dois amigos conversam. 
Na viagem para outro mundo, ainda na Terra ou não, o que você escolheria levar para lá?
- Como assim? Objetos? Eu levaria um livro, aquela autobiografia do Jung: “Memórias, sonhos e reflexões”. Uma canção, embora quase impossível escolher, levaria a nona sinfonia de Beethoven. 
- E o que mais?
- Creio que mais nada. E você? Se fosse para outro planeta e lhe concedessem levar uma memória apenas da Terra, o que escolheria?
Já que estavam no terreno das possibilidades, o amigo pensou bem antes de falar. 
- De tudo que já presenciei, considerando uma beleza exterior, escolheria levar na retina a imagem do pôr-do-sol de sábado passado.
Ambos ficaram em silêncio, lembrando do grande espetáculo visto acima do rio que margeava suas cidades, ainda que morassem em pontos distintos do mapa. De repente, o último que falara disse:
- Também levaria a lembrança das coisas boas que pratiquei.
- “Caraca”, cara! Devo ter praticado alguma coisa boa, mas o quê? Não me lembro de nada agora?
- Então, pense em três delas apenas. Coisas simples. As coisas boas não precisam ser grandiosas. Aquele abraço que você deu em alguém, que já estava no limite do cansaço, e o fez reabastecer-se de energia para mais duas horas de palestra. Aquele dia que você ficou cuidando da sobrinha, enquanto sua irmã ia fazer a prova do concurso, mesmo deixando de ir ao estádio para assistir a partida final do campeonato. Algo assim.
- Ah, tá. Coisas assim, eu fiz bastante, mas é incrível como só pensamos em gestos grandiosos como válidos.
E você? Se estivesse de malas prontas para embarcar para outro mundo, o que levaria na bagagem?
 



________________________________________
Este texto faz parte do Exercício Criativo - De Malas Prontas.
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/malas.htm

meriam lazaro
Enviado por meriam lazaro em 16/11/2009
Reeditado em 18/01/2011
Código do texto: T1926586
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.