Quadrado Mágico

Futebol nunca foi minha paixão, mas obrigo-me a admitir que a seleção brasileira de futebol é uma metáfora de exército de paz e criatividade do povo brasileiro.Há nela uma espécie de simbologia do melhor que sabemos fazer aos olhos do planeta. A despeito de um país desigual e com tanta corrupção, temos uma bandeira que tremula imponente pelos estádios do mundo. O futebol brasileiro, reconhecido nos mais recônditos recantos da terra tem nos tirado do anonimato no mundo desenvolvido. Futebol, para brasileiro, é arte; emociona, faz rir ou chorar sempre.Com ou sem quadrado mágico, queremos a arte de que somos mestres.Hoje temo que nossa arte tenha sido contaminada pela vaidade da supremacia, conquistada com suor, disciplina e decisão. Incrédulos assistimos ao desfile de chuteiras que há muito deixaram suas pegadas em gramados brasileiros por contas milionárias pelo mundo.Comprensível para um Brasil com tantas mazelas. Os craques, filhos desta terra, hão de fazer sempre bonito lá fora, mas é imprescindível que não esqueçam suas origens, porque individualidade e fama são linhas tênues, que não justificam o desencanto de um povo, cuja alma está impregnada pela arte do futebol. Havemos de rir ou chorar sempre, porque arte não tem preço, e não se restringe à geometria de um quadrado,mas à magia de formas de expressão.

Lislopes
Enviado por Lislopes em 13/07/2006
Código do texto: T193466