EFEITOS DE UM TRABALHO DE LITERATURA

Aluna da Faculdade de Letras Português Língua e Literatura da ULBRA, Porto Alegre/RS, cursando, no momento, Estrutura do Texto Literário, estou realizando extensa pesquisa sobre Literatura Brasileira - Escolas/Movimentos Literários - Modernismo, bem como a Vida e Obra de Clarice Lispector e João Guimarães Rosa.

Há dias, passo horas buscando informações em sites na Internet e Comunidades do Orkut – bibliotecas alternativas e subsidiárias.

A pesquisa sobre Literatura Brasileira e o Modernismo está pronta aguardando Clarice e Guimarães.

“Buenas e me espalho”...

A Literatura tem efeito "remember"...

Pesquiso Clarice... relembro Veríssimo.

Interessante... Érico e Mafalda foram padrinhos do filho de Clarice, nascido no meu longínquo 1953.

Mais interessante é a condição de ler, assimilar e acrescentar alguns escritores ao nosso mundinho pessoal, de tal forma, como se fizessem parte não só do imaginário, mas do real; como amigos e companheiros de tantas horas... tantas madrugadas! Se já gostava, estou amando ler Clarice.

A pesquisa, cada vez mais extensa... intensa em descobertas!

Adoro pesquisar... sinto-me instigada a buscar mais e mais e, por consequência, descubro, na biografia de um, referências de outros... sigo adiante, traço paralelos, encontro elos que os uniram a outros tantos... e assim, sucessivamente.

Fizeram parte da minha infância e adolescência, do meu tempo de estudante - Primário, Ginásio, Técnico e da Faculdade de Direito na UFRGS, os autores do Movimento Modernista.

Monteiro Lobato, que entregou a Chave do Tamanho das Memórias de Emília a Pedrinho e Narizinho.

Mario de Andrade, que na Paulicéia Desvairada conjugou Amar, Verbo Intransitivo.

Cecília, que com seus Olhinhos de Gato, contemplava o Retrato do Menino Atrasado.

Drummond, que tropeçou na pedra No Meio do Caminho!

João Cabral, O Engenheiro que escreveu Poesias Completas em Morte e Vida...

Clarice, para quem a Hora era da Estrela, os Laços de Família, a Vida Íntima de Laura era Quase de Verdade e a Fera era Bela.

Jorge, poeta Amado, Capitão de Areia, Cavaleiro da Esperança, que amou Dona Flor e Gabriela.

Veríssimo, Senhor Embaixador de Antares, do Arquipélago e do Continente, que semeou Lírios do Campo para Clarissa e Rodrigo Cambará na Terra de Ana!

Vinícius, poeta da Pátria Minha, que Para viver um Grande Amor, escreveu Livro de Sonetos Para uma Menina como uma Flor!

Quando me perguntam, desde quando leio, respondo: desde quando aprendi a fazê-lo... há tanto tempo!

Livros, literatura... “em face do maior encanto”... hei de amá-los “por toda minha vida”!

...

A pesquisa sobre Clarice Lispector - 3ª parte - estava quase pronta. Eram 18h30min da 6ªfeira chuvosa, quando faltou luz! Pesquisando e digitando desde as 14hs... em poucos minutos teria complementado a pesquisa, faltando, apenas, a revisão, não fosse o estrondo da trovoada e o susto com o clarão, lá fora... e, aqui dentro, a escuridão na tela do PC!

Não... não acredito... minha pesquisa perdida?

Num misto de surpresa e desapontamento, quase chorei.

São 05h45min de mais uma madrugada - sábado - 21/11/2009.

Consegui! Fim da 3ª parte. Agora, falta esmiuçar a vida de Guimarães Rosa e completar o trabalho.

É tarde. Vou dormir!

Parafraseando Vinícius, meu "amigo velho saravá"...

- há uma perspectiva de domingo... por que já é sábado -

e amanheceu!