TRILHAS

Trilhas

.....que sejam tortuosas, cheias de quebras, e subam e desçam, serpenteiem mata adentro, é assim mesmo, porque o olhar de espanto? ... na cidade são a mesma coisa , quando se espalham em avenidas, ruas, vielas e vilas, e vão se bifurcando, bifurcando, tal os dedos de uma grande mão crescendo na paisagem...

Sei que você veio da outra margem do rio, carregando apenas a roupa do corpo, que foi o que te sobrou, depois de tantas idas e vindas... e sei que você perderá estes farrapos daqui a pouco, pois a nudez é nosso estado natural e mais puro, nascemos nus, e não é à toa que gostamos de nos despir no ato mais sublime que temos em vida...você tem que seguir o seu caminho e não sabe nem por onde começar, e ficar aqui me olhando, com estes olhos cheios de indagações e medos, e não sei mais o que, não dá, não dá ....

Fui treinado para ter um coração de pedra, imagine se vou me envolver com todo coitado que chega aqui tremulando como uma bandeira ao vento, arrepiado como se fosse de frio, ou de febre de terçã maligna, daquelas que vêm e vão nas horas certas do dia....

Vá lá, vou te dar um empurrãozinho, uma colher de chá, porque apesar do coração ser de pedra não deixa de ser coração, e não é justo que eu conhecendo a cabeça das trilhas, não as indique a quem nada sabe e para cá veio como uma ave de arribação desgarrada do bando ...às vezes pousa aqui um cara que veio errado, meio zonzo ainda, meio perdido, que não era para chegar até aqui, era para ou começar no vale, lá embaixo, onde faz calor e frio, ou lá no alto do platô, que tem uma trilha que segue reto para um caldeirão que escolheram na hora do bem bom mas que ninguém quer nele chegar...como se não houvesse uma lei maior que a dos homens que a tudo equilibra na hora certa, no ponto certo, na dose certa, pois é preciso ser muito ingênuo para pensar que no fim não haja uma compensação que bota os pingos nos is para que possa ser real o princípio de que os últimos serão os primeiros e que foi ditado por quem pode e não por quem deseja...mas como as pessoas vivem todas em função de seus apetites, mais vorazes do que os das hienas, quando chega a hora do vamos ver, que é esta hora que você está passando, percebem o que fizeram de si mesmos e aí é um deus nos acuda , um tal de chorar, de ranger dentes, que se o cujo que estiver observando não tiver uma nítida compreensão das coisas fica até com pena e acha que o justo parece injusto, e é bom nem falar nisto não, porque agente padece de coisas que vistas de outro modo era mesmo para padecer...estou aqui para reorientar estes perdidos, e fazer o que posso mesmo sabendo que posso muito pouco, com o devido respeito e consideração, pois não tenho nada com a vida de ninguém, não me cabe julgar nada, quem sou eu para ter uma pretensão destas, certo?.....bom, conheço as trilhas daqui de cor e salteado, de tanto repetir a mesma coisa, e reconheço que esta função é minha danação porque já ando saturado de fazer algo que raramente dá certo e de certo é até desnecessário, mas é assim mesmo, me perguntaram, me deram escolha e eu escolhi, poderia ter sido pescador se quisesse, ou aviador, navegar mares adentro ou voar lá no alto, seria até mais agradável, a não ser nas noites de tormentas, mas acontece que enjôo no mar, quase morro com o balanço das águas, e me sinto mal nas alturas - então não tenho porque me arrepender da decisão que tomei e de exercer esta tarefa que vou exercendo, não me pergunte por quanto tempo porque eu mesmo não sei... o pior é que cada um vê uma trilha diferente porque cada trilha nada mais é que o reflexo de outra que foi traçada antes... aqui os encontros e desencontros, os entendimentos e os desentendimentos já aconteceram e nada mais pode ser modificado, arca-se apenas com as conseqüências e não adianta piar porque o que foi já foi, já imprimiu o futuro e a teia que tudo interliga já se formou e consolidou...aqui onde estamos o relógio é outro por uma razão muito simples, é que o passado já se foi e o futuro por incrível que pareça também, então não tem mesmo a menor serventia, ninguém se obriga a nada, não há encontros nem desencontros, nem entendimentos nem desentendimentos, nem hora marcada, nem adiantado nem atrasado, apenas uma linha que você percorreu antes e agora percorre como foi traçada para ser o seu futuro, não o futuro que passou quando você estava no seu passado, mas o futuro que dele decorreu e que você percorre agora ; então, preste atenção para não se perder, porque perdido, perdido ficará, porque não tem ninguém para lhe buscar e daqui não posso sair, como também esquece qualquer outra ajuda porque daqui não há comunicação autorizada para a outra margem do rio uma vez que se desinteressaram de quem atravessou e azar da pessoa que se perdeu de si mesma, então vamos, se prepara, memoriza, ou escreve, ou faça o que quiser, porque lhe dou as referências que a todos nos pertencem, mas o resto e contigo mesmo...

Você começa indo em direção daquele pé de pau e então quando nele chegar, pare e ouça: logo ouvirá o pio de um trinca ferro, que dos pássaros deste mato é o que mais canta. Bom, se certifique que é o pio do trinca ferro mesmo, porque ali outros pássaros piam, o imitam até, acho que por puro prazer de despiste, mas nenhum pia igual a ele; e siga o pio, que ele vai te levar na beirada de uma cachoeira, como se fosse um rádio farol, se você se desviar para um lado ele vai diminuindo, se para outro também, então tem que se manter na reta em que o piado é nítido, claro, como o som daquelas trombetas que dizem tocam no paraíso...ali na cachoeira pode tomar o seu banho bem à vontade, fazer todos os descarregos que quiser e nadar com todas as ninfas que lhe aparecerem, esquecendo-se de tudo e até de você mesmo...banhe-se direito, pois banhar-se é uma forma de purificação, você ficará mais leve e pronto, com as energias refeitas para melhor enfrentar as fadigas que virão depois...e pode se amparar na pedra onde a água escorre e pedir para o deus que estiver no teu coração, aquele em quem tens fé, o que entender que é importante para você neste percurso e se não tem fé alguma peça às ninfas que pelo menos dançaram e brincaram com você, peça à água que está correndo pedra abaixo porque ela te ouvirá , ela é uma das faces do mistério que nos envolve durante a vida e que numa certa altura é lícito pensar que se poderá descobrir, se fosse eu pediria para ter luz e inspiração para não errar o caminho porque qualquer outro pedido será uma besteira na circunstância, porque ou você vai para onde está indo ou ficará perdido, vagando, até encontrar outro que venha pelo mesmo caminho, o que é difícil de acontecer, uma vez que este caminho foi você que traçou e construiu, mas não é impossível que aconteça, porque duas pessoas podem levar vidas cujo traçado leve ao mesmo caminho, mas pode levar anos e anos e mais anos, você vagando em enorme solidão antes de encontrar uma alma irmã que escolheu uma vida igual à sua. Então vá, mas muita atenção, porque na cachoeira ouvirá várias vozes dizendo para onde deve ir, mas só uma é a dona da verdade e ela o orientará de um modo tal que você acreditará nela, pois ela é o fundo de tua alma liberta e a para uma alma liberta não há a menor dificuldade em encontrar o seu caminho, que ela conhece do princípio ao fim, desde que tenha olhos para ver e ouvidos para ouvir, memória para lembrar e coragem de se ver, ou seja, que seja absolutamente sincera na avaliação dos seus acertos e erros, porque do peso de ambos, um prevalecerá e será este que prevaleceu que definirá por onde você deve ir e aonde deve chegar. Pois tudo que no início lhe parece assombroso você já viu e o mundo que o rodeia foi o seu mundo, só que agora a luz quando brilha, brilha mais, os amores quando sentidos, tem mais sentimentos, a desesperança quando ocorre, desespera mais e a esperança quando sorri a natureza toda canta e a escuridão quando cai envolve tudo com um manto tão negro como aquela escuridão em que foram feitos o dia e a noite, antes da criação das estrelas. Depois da cachoeira a trilha bifurca, uma para este lado aqui, outra para aquele lado ali e então você escolha o lado certo, sentindo, farejando se necessário for, para ver se tem o cheiro de alguém que você amou e que só você conhece, pois você sabe que cada um de nós tem o seu cheiro e quem nos ama o reconhece à distancia, e o cheiro das pessoas amadas que já fizeram este percurso o ajudará a saber que estão ali à sua espera ; você saberá, depois de uma boa caminhada, coisa assim que seria como a distância de uma légua mais ou menos no lado de lá, porque no de cá as medidas são outras e a referência não é a distância mas a duração do sentimento, se fez a escolha certa, pois vai se deparar com uma velha casa de muitos quartos, cada um deles com seu segredo e estes só você os conhece de verdade, então se sentirá em casa, comerá e dormirá com gosto, será tentado até a ficar por ali, mas não deve, que o que você vai conseguir é apenas atormentar os moradores da casa, os que lhe queriam bem, choraram a tua partida e sofreram a tua perda sabendo que não tinha volta e se te virem e reconhecerem, e alguns o reconhecerão, chorarão de novo, agora de medo e espanto, e não terão prazer em sentir a tua presença, muito menos vê-lo e, portanto, apenas feridas serão reabertas, umas vez que a tua partida provocou uma mudança em suas vidas e tua volta pode gerar um desequilíbrio naquilo que tanto esforço fizeram para equilibrar ; e os que lhe desejam o mal, seja por justa razão ou não, mas que não foram capazes de perdoá-lo, ficarão irados com a sua presença da qual pensavam ter se libertado para todo o sempre, blasfemarão, portanto, contra você, rogarão pragas e recorrerão a toda espécie de exorcismos como se você fosse um demônio , assim, não fique apesar da saudade, naquela casa que ali só está como uma referência, um sinal para que você saiba se acertou ou não o caminho ou se deverá voltar até este ponto para começar tudo de novo; reúna forças então, você chorará amargamente, eu sei, porque ama aquele lugar, a ele é muito apegado mas tem que se desapegar e para se despedir, esta concessão você pode fazer a si mesmo, você pode beber um gole da água gelada daquele poço que a casa tem logo ali ao lado, e da qual você tanto bebeu, tanto se deliciou nos momentos de calor depois das lidas no campo nas horas de sol a pino e depois, refrescado, saciado, sem olhar para trás, você deve partir, para que não se perca e saia da trilha, porque a viagem é longa, tortuosa e cansativa, não vou lhe enganar não, pois o que vejo diante de mim quando olho para você é uma criatura que levou uma vida tortuosa, apesar dos bons sentimentos, mas que não prestou atenção a certas realidades e com isto causou muitos sofrimentos a outros, e isto tem o seu peso no traçado do caminho, não adianta chorar agora, nem se arrepender, a única coisa proveitosa que você pode fazer para si mesmo é continuar caminhando porque assim gravará detalhe por detalhe tudo o que você traçou, para poder, com mão firme e alma pura corrigir os erros que cometeu no traçado de sua trilha ao longo de sua vida. Passados dias e noites, não sei exatamente quantos, após longa caminhada por um platô meio deserto, você chegará, se não adentrar por algum desvio provocado por esta sua natureza ávida de coisas que agora não têm mais sentido, mas às quais ainda se sente preso por esta sensualidade que o levou a tantos desvios, você chegará à beira de um lago com águas muito límpidas e estará com sede, mas não beba daquelas águas pois elas são enganosas e nelas habitam algo como sereias que a tudo infestam com a sua terrível magia para conseguir o que realmente querem, que é mantê-lo cativo pelo simples prazer de cativar, de domínio, impedindo que siga assim o seu caminho, transformando-o numa criatura submissa, mumificada na sua própria fraqueza, portanto, não beba, nem pare por ali, o fascínio é terrível, e continue sua árdua jornada apesar do sacrifício, pois a partir de um dado momento, não tente imaginar quando porque nunca poderá sabê-lo, você vai ser ajudado de modo inesperado,um grande pássaro dos altiplanos vai guiá-lo por vales e montanhas inóspitos.... e então, chegará um momento que sentirá vontade de ficar num certo lugar, sentindo-o como se fosse uma morada, apesar de ser totalmente vazio e você será rodeado por gente tua conhecida, por aqueles que você admirou de longe por não ter a eles acesso, seja pela vaidade deles, seja por outras circunstâncias do mundo, vão recebê-lo de braços abertos , dada a afinidade que existia antes e que não houve condições de ser desenvolvida; e você vai rever as mulheres que amou e as que possuiu apenas num momento de exaltação física; e todos os parentes amados, amigos de infância, os que abusaram de você e aqueles que você abusou, todos os que passaram por sua vida ali estarão e sentarão em círculo com você no meio e cada um dará o seu depoimento e reconhecerá as suas verdades e apontará as suas mentiras, e cobrará o seu crédito e pagará o se débito, de tal modo que no final o total do crédito será igual ao total do débito, nada mais havendo para receber, pagar ou conferir e então depois disto os amigos e os inimigos estarão sorrindo, de mãos estendidas, porque já terão corrigido os seus caminhos como você forçosamente corrigirá os seus, e estarão todos em concórdia, todos estarão ali para um grande entendimento, em que cada parte terá a sua parte, e saberá exatamente o que precisa ser conhecido e acertado para que você faça nova viagem de volta ao outro lado do rio de onde veio, para uma nova tentativa de construção daquilo que foi começado mas ficou inacabado dado os erros cometidos no traçado da obra, erros que, involuntários ou voluntários, comprometeram o traçado original que tinha sido previsto, mas do qual você preferiu se afastar, porque é assim mesmo, a vida é cheia de solicitações que às vezes não temos como fugir e tem hora que não dá para lembrar do que foi combinado num momento passado e na maioria das vezes esquecido e então depois de lhe dizer o que posso lhe desejo sinceramente que a sorte lhe seja propícia.

Vejo que a solidão está me fazendo mal, porque fico aqui falando, quando o que me compete é apenas um gesto que indique: “siga por ali”, mas o que se há de fazer, algo em mim clama para que vocês que chegam aqui tão perdidos e parecendo uns sonâmbulos sejam acordados, ainda que com cuidado e carinho, para que não se percam nestas tortuosas trilhas...

Joao Milva
Enviado por Joao Milva em 23/11/2009
Reeditado em 23/11/2009
Código do texto: T1939156
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.