ATÉ ONDE A EDUCAÇÃO É UMA OBRIGAÇÃO?

Dar ou não dar o lugar no ônibus para alguém sentar?

Um vizinho meu me contou que foi insultado por uma moça porque ele não facilitou a passagem para que ela pudesse sentar, e eu fiquei pensando... Ceder o lugar no ônibus é uma questão de educação, mas não é obrigação, afinal, paga-se igual.Ceder o lugar para alguém com bagagem, ou alguém da melhor idade, é até obrigação, mas, também não se pode culpar alguém por não ceder, e se a pessoa que não levantou estiver sentindo alguma dor?

Isso já aconteceu comigo, eu estava sentada e não me sentia bem, mas tinha alguém da melhor idade do meu lado de pé, e que parecia estar bem disposto, eu olhei para o seu rosto e pensei: - Se eu levantar posso até desmaiar!

Mas a questão da educação me levou a me perguntar: - E agora, dou ou não dou o meu lugar?

Moral da história, não tive coragem de levantar!

Têm amigas minha que pensam que é obrigação do homem levantar e lhe oferecer a cadeira, eu acho isso besteira!

Não sei se essa regra deve ser seguida ao pé da letra.

Voltando ao meu vizinho, ele voltava do trabalho super cansado. desejando que alguém levantasse para que ele pudesse sentar, mas a moça que entrou se colocou de uma forma que se a pessoa levantasse ela seria a primeira a se sentar, a pessoa levantou, como ele ele não facilitou a sua passagem para que ela pudesse se sentar ela então passou a lhe insultar.

E eu continuo me perguntando: - Ceder o lugar na cadeira do ônibus é opção ou obrigação?

Marlene S
Enviado por Marlene S em 23/11/2009
Código do texto: T1939206