Parabéns Atlético - GO

Sábado próximo passado, 21-11-2009, o time do Atlético Clube Goianiense conseguiu uma façanha em sua história ao se classificar para a série A do Brasileirão, e com uma rodada de antecedência. O time foi até Caxias do Sul – RS, e embora desacreditado ganhou do Juventude por 3 a 1. Os jogadores ao desembarcarem no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia foram recebidos com festa por cerca de 1000 torcedores que fizeram uma carreata com muito barulho até o estádio Antônio Accioly, sede do Clube, no setor Campinas.

Foi uma vitória inesperada, mesmo com o Juventude estacionado na zona do rebaixamento. Muitos torcedores já não acreditavam na classificação do Atlético, que não vinha vencendo fora, e ainda causando vexames, como na goleada que sofreu para o Duque de Caxias. O Atlético além de vencer, contou com os tropeços de Figueirense e Portuguesa. O Atlético precisava da vitória para se classificar; jogou com determinação do começo ao fim, e mereceu ganhar.

O Atlético que foi o campeão da série C ano passado começou a série B embalado, ficando várias rodadas na liderança, mas logo começou a se complicar nos jogos fora de casa. E o Vasco, time grande e de muita torcida, e acostumado a jogar fora de casa assumiu a liderança e se tornou virtual campeão com várias rodadas de antecedência. O Atlético com um time ousado e pra frente só perdeu um jogo em casa, que foi para a Portuguesa por 1 a 0; mas com a mesma característica fora não resistiu a pressão da torcida contra e perdeu jogos fáceis para times bem inferiores.

Dessa vez o Atlético venceu o fantasma de se jogar fora de casa, e jogou com determinação e convicção. Venceu um time vindo da série A e que já foi campeão da Copa do Brasil. O Juventude apesar de estar mal no campeonato correndo o risco de rebaixamento é um grande time, 3ª força do futebol gaúcho, e tem dado trabalho ao Grêmio e Internacional.

A façanha do Atlético é de dar inveja ao Vila Nova e a outros clubes de pequeno porte. Sou vilanovense sofredor. O meu Vila há muito vem tentado subir para a série A; ano passado quase subiu, fraquejou nos últimos jogos, e esse ano lutou para não ser rebaixado. O Atlético é um exemplo a ser seguido, pois no início da década quase fechou as portas por más administrações, e teve o seu glorioso estádio demolido. Mas o time se reergueu das cinzas como uma fênix; trocou dirigentes e equipe técnica, buscou jogadores desconhecidos e experientes e com pratas da casa montou um bom time. Em 2005 subiu para a 1ª divisão do Goianão. Em 2006 foi vice e em 2007 foi campeão. Ano passado foi vice; perdeu o título para o Goiás em um jogo tumultuado.

Foi com muita luta que o Atlético conseguir subir para a série A; agora outra luta é ser campeão e se manter ao longo dos anos. É preciso ter os pés no chão, a realidade é outra. A série A é um campeonato de grandes times do país, onde só os grandes permanecem. É preciso crescer ainda mais; ter uma boa estrutura física e financeira; contratar um bom técnico e ter bons jogadores, ou manter os mesmos. Os times grandes compram os melhores jogadores, e os times pequenos não têm como manter os seus. É preciso continuar investindo em pratas da casa e em jogadores desconhecidos, sem valor no mercado. É preciso ainda aprender a jogar fora, suportar uma grande torcida contra e até as más arbitragens, que favorecem os grandes times. O futebol goiano ganha com 02 times no Brasileirão. E parabéns dirigentes e jogadores do Atlético pela façanha. Boa sorte.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 27/11/2009
Reeditado em 18/03/2010
Código do texto: T1946901
Classificação de conteúdo: seguro