Mulheres guerreiras

Esther Ribeiro Gomes

Amiga Giustina, você é uma dessas mulheres guerreiras que eu

tanto admiro! Esta vida é um aprendizado constante.

Por maior que seja o tombo, sempre é tempo de levantar e recomeçar...

O importante é não desanimar nunca e seguir em frente!

Quantas vezes nesta vida, eu pensei que não teria outra chance de ser feliz...

Meu primeiro marido era alcoólatra e vivi dias de muita tristeza!

Não conseguimos convencê-lo a se tratar e cedo partiu, aos 51 anos! Minha filha mais velha é infantil para a idade: tem 39 anos, mas parece que tem 15. Ela nasceu normal mas aos 13 anos, quando perdeu o pai, começou o problema...

Aos 37 anos, já viúva, conheci Dante, um italiano também viúvo, vinte anos mais velho do que eu e vivemos juntos por 15 anos, até o seu falecimento, em 1999. Apesar de vivermos bem e ter viajado muito com ele, tive sérios problemas com seus filhos que eram muito egoístas e mesquinhos.

Imagine você que nos últimos anos da sua vida, todas as vezes que adoecia e precisava ser internado, era eu quem cuidava dele. Os filhos

mal apareciam... Brigavam entre si por causa de dinheiro, um horror! Quando piorou e precisava ficar na UTI de um bom hospital de São Paulo, os filhos o tiraram de lá e levaram para um hospitalzinho sem muitos recursos para não gastarem o dinheiro que o pai havia ganhado ao longo da vida! Pode até ser que viesse a falecer no hospital com mais recursos, de onde não deveria ter saído, mas com certeza, suas chances no hospital onde faleceu, eram muito menores.

Quando seu quadro piorou nos dois últimos dias, os filhos desligavam o telefone à noite para que eu não os incomodasse! Muito triste!

No final de 1999, mudamos para o Guarujá e prestei concurso para a FEBEM, onde permaneci até me aposentar, em 2005. Já tinha tempo porque trabalhei anteriormente como procuradora autárquica.

Hoje cuido da minha filha Carolina e da minha mãezinha de 85 anos...

Às vezes bate uma solidão, sinto falta de alguém para conversar, para me apoiar... Mas logo me recupero e reencontro a paz nos meus versos e no carinho dos amigos da Net, como você e nossos amigos comuns Dante Marcucci, Tânia Alvariz e outros que sempre têm uma palavra de incentivo!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 28/11/2009
Reeditado em 29/11/2009
Código do texto: T1949883