Arruda, GDF, mensalões e, oportunistas...

Arruda, GDF, mensalões e oportunistas...

A despeito de ter visto Arruda manipular votações no Senado e, depois de chorar copiosamente, invocando na tribuna sua honra e sua família para escapar da enrascada mediante renúncia ao mandato e, me surpreender com sua eleição para governador do GDF, não posso dizer que me abalo com o que vejo acontecendo agora, ao redor dele.

Talvez a única surpresa seja a de que ele assumiu o governo com o pacote de falcatruas do antecessor, o avassalador Joaquim Roriz, uma estupidez sem tamanho, a despeito da renda ilícita auferida.

Eu, que conheço um tantinho de política e administração pública posso afirmar sem medo de errar que tal tipo de esquema existe em toda unidade federada do país, do menor município do país à União. A questão é que eles passam à margem do conhecimento da imprensa - mas, não da população. Ou das autoridades (algumas, muito lenientes no cumprimento de seu dever de fiscalização).

Nos municípios, atualmente, os vereadores assumem suas legislaturas já na ante-sala do gabinete do prefeito, com o garrote na mão, exigindo empregos e, repasses mensais, antes mesmo de discutir qualquer projeto de interesse da população. E certos prefeitos, já assumem o mandato feito Arruda, no rastro quente das falcutruas das do antecessor, coisa que nunca dá bom resultado para o meliante.

De vez em quando, alguma coisa não dá certo nesses esquemas criminosos e, a coisa vem a público, caso do "mensalão", escândalo ocorrido no governo de Lula.

Em outros casos, a prática vai se tornando velha, a bandidagem vai folgando, facilitando, criando problemas entre si e, aí, fica fácil de ser investigado - especialmente, quando o sujeito é de oposição e, uma eleição presidencial vem se aproximando e, voce se encontra numa posição desfavorável. Sim, vou defender essa tesa - e, vou apontar minhas razões...

Vou repetir: os esquemas do tipo mensalão são velhos na Administração Pública brasileira, em termos de estados e municípios. O espanto, apenas é que tenham chegado a Brasília - governo federal e GDF, nada mais.

No caso do escândalo da Administração de Arruda, à parte a sua estupidez de levar a cabo um esquema perpetrado pelo seu antecessor, estranho que um sujeito que fora Secretário de seu governo já estivesse gravando fitas na época da campanha eleitoral - onde o dinheiro ilícito sempre comparece e, o caixa dois seja coisa corriqueira na política nacional.

Estranhei também o silêncio da loquaz cúpula do governo de Lula - em especial do ministro da justiça, Tarso "Battisti" Genso e, bem assim, da Polícia Federal, cujos delegados nunca se furtam ao exibicionismo diante da imprensa em casos assim.

Dilma Russef veio a público igual a uma vestal, para falar do caso. Mas, no exterior - ambiente controlado em relação à imprensa nacional, nosso presidente disse que o caso era de não fazer julgamentos apressados. Mas, entendo que, a fala tinha algo de defesa de seu governo e seu próprio escândalo.

Mas, voltando a Arruda: o que ocorreu no estômago administrativo do GDF? Insatisfação com a porcentagem no rateio da grana ilícita? Rasteira política premeditada?

Ora, não se pode dizer que seja azar. O denunciante respondia a mais de trinta processos judiciais - muitos deles, cabeludos e, no entanto, ele entendeu que o sujeito podia ocupar um cargo em seu governo. Para mim, basta. Pelo dedo se conhece o gigante - ou, nesse caso, o anão.

Arruda, que já é um cadáver político, deve responder pelos crimes que perpetrou ou, deixou perpertrar à sombra do cargo que exerce, em toda a extensão, começando pela perda do cargo, que não tem a mínima condição moral de ocupar.

Algumas entidades já se apressaram no pedido de impeachment do governador do GDF - entre elas, a OAB, que não teve a mesma coragem, no caso do mensalão de Lula, malgrado as provoções da imprensa.

Acabo de ver uma foto em que manifestantes invadem o plenário da Câmara Distrital, pedindo a cabeça de arruda. Na foto, se destacam as bandeiras desfraldadas do Partido Comunista do Brasil.

Como já assinalei, sou a favor do processamento de Arruda e, da supressão de seu mandato, assim como acho que o Partido Democrata - DEM, está perdendo um precioso tempo em não expulsá-lo de seus quadros - como fez em outros casos.

Mas, não creio que os oportunistas desavergonhados do PC do B ou a penca de movimentos ditos sociais - que vivem atualmente como parasitas mantidos à custa de recursos públicos federais (aí incluido o movimento estudantil, um nicho dominado por este partido exótico), tenham alguma legitimidade para propor qualquer medida nesse sentido, pois fazem parte da base do governo sob cuja presidência todo tipo de escândalo e, irregularidade aconteceu e, não me recordo de algum desses hipócritas tenham saído sequer na janela de suas casas, para denunciar.

Dando um giro pela Internet, vejo que uma imprensa graciosa (isto é, aquela que funciona como comitê de propaganda do governo federal), já se apressa em vincular o mensalão de Arruda ao DEM, batizando de mensalão do DEM.

Mas, em minha opinião, não é o caso - ainda que existam parlamentares do DEM envolvidos -, em primeiro lugar, porque o esquema preexistia ao governo de Arruda. Em segundo lugar, porque até agora, não há indícios de participação da sigla partidária nessa hecatombe, ao contrário do mensalão de Lula, onde os ocupantes de seus cargos mais proeminentes (e, até seus parentes), apareceram, envolvidos até o pescoço, noves fora, as cuecas.

E vou finalizar assim: fora Arruda! Fora PC do B. Parece contraditório? E eu pergunto: o que é coerente nesse país?