FOTOS SÃO MENTIROSAS

Não gosto de fotos.

Fotos são representações falsas, mentirosas. São apenas um recorte do que somos, não o que realmente somos.

Fotos mentem nossa imagem, inventam um outro que não sou eu ou você.

Olhei para minha última foto e me vi muito branco, mais branco do que realmente sou. Pensei comigo; este não sou eu, isso é uma mentira, essa máquina inventou outra pessoa.

A imagem, que a câmera dizia ser minha, trazia até um buraco no rosto! Buraco que eu não tenho! Não fico bem em fotos, elas enganam quem as vê. Até quando fico bem numa foto, sinto que pessoalmente sou melhor.

Quantos relacionamentos nem iniciaram porque alguém não gostou de uma foto?

Não; não pode ser minha essa imagem paralisada sobre um papel.

Uma mulher bonita, por exemplo, torna-se feia numa foto mal feita.

A foto congela, paralisa, mortifica o vivo.

Uma mulher atraente pode perder seu encanto quando mal fotografada. Sempre, sempre a foto diz uma mentira, ou para menos ou, muito raramente, para mais.

Orelhas de abano que poderiam ser bem disfarçadas ficam em evidência numa foto. A cor dos olhos desbota, acnes e buracos no rosto aparecem mais do que luzes de neon na noite paulistana. As maiores injustiças estéticas contra a humanidade são fruto de fotos ruins.

Senti sensações estranhas ao olhar para pessoas bonitas.

Ao imaginá-las fotografadas percebi que ficariam feias.

A foto realçaria as imprecisões físicas. Imprecisões que no contato pessoal passariam despercebidas. As fotos não transmitem o encanto de um belo sorriso nem os movimentos peculiares de alguém. Como um defunto estático, a foto nos paralisa e mostra perfis que não gostaríamos de ver.

Muitas pessoas não gostam de se ver em fotos. Fotos 3x4 geralmente são horríveis. Aquelas que saem na hora então...

Todo o problema da foto está no fato dela furtar nossos movimentos. Quem vê a foto não vê a pessoa. Às vezes, num primeiro contato, podemos achar alguém feio, mas percebi que com o tempo a feiúra diminui.

É verdade, a feiúra com o tempo vai desaparecendo. Acostumamos tanto com a falta de beleza dos outros que depois de um tempo de convívio, a pessoa até se torna menos feia.

Se for bem humorada e simpática, olhe que legal, uma pessoa chega ao ponto de tornar-se bonita. Como pode alguém feio ficar bonito?

Tudo é movimento, o movimento é embelezador.

A foto não nos dá essa oportunidade. Sua cara fotografada estará sempre lá, deformada, com os olhos tortos, você mais branco(a) ou preto(a) que o normal.

Não há o que corrija o congelamento da imagem no tempo.

Doravante, quando você olhar aquela foto do seu RG e começar a sentir aquele ligeiro desgosto com a imagem que ali está, lembre-se desta reflexão sobre a foto. Lembre-se que aquele(a) da foto não é você de fato, mas somente uma representação infeliz.

A lembrança o ajudará a superar esse trauma que acompanha parte expressiva da população.

Frederico Guilherme
Enviado por Frederico Guilherme em 04/12/2009
Reeditado em 04/12/2009
Código do texto: T1959333
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.