PEDAÇOS DE MINHA VIDA-Palavrões, palavras feias, coisas feias, pecados.

PEDAÇOS DE MINHA VIDA - Palavrões, palavras feias, coisas feias, pecado.

Penso que muitas pessoas foram educadas ouvindo essas palavras. Minha mãe faleceu quando eu tinha onze anos, aos quarenta e sete anos vinte e dois dias após ter dado a luz a minha irmãzinha. Faleceu de edema pulmonar. Esse diagnóstico foi dado, por um médico após minha irmã contar como foi a morte dela, dias após sua morte. Ela morreu em casa e nenhum médico deu o atestado de óbito, nem havia médico em minha cidade.

Minha mãe não estudou nem o curso primário. Mas soube educar bem seus onze filhos.

Ela nos educou por meios de histórias. Ela contava história do menino mentiroso:

Era uma vez um menino que saia na rua e começava a gritar: Socooro! Socoooro!

As pessoas corriam para acudi-lo e ele dava risada. Um dia ele estava mesmo em situação de perigo e começou a gritar e ninguém foi socorrê-lo, pois não acreditaram e ele morreu.

Outra história que ela contava era do menino que roubava:

Um menino chegou em casa com uma agulha. A mãe ficou contente ficou usando a agulha.

Outro dia ele chegou com outros objetos. A mãe nunca procurou saber onde ele conseguia.

Ele tornou-se um grande ladrão e foi condenado a forca. Na hora de enforcá-lo o carrasco disse que ele poderia fazer o último pedido. Ele quis ver sua mãe. Trouxeram sua mãe a sua presença e ele falou com ela: “hoje vou morrer enforcado por sua culpa. Se a senhora não aceitasse aquela agulha e pedisse que eu devolvesse ao dono, eu não me tornaria um grande ladrão.” Após dizer estas palavras, foi enforcado.

Minha mãe tinha um história para cada lição de moral que ela gostaria de nos fazer aprender. Penso que para educar bem os filhos é melhor mostrar as conseqüências dos erros cometidos.

Não adianta falar :” você não deve fazer isso porque é feio, é pecado, palavra feia. É difícil para uma criança saber se uma palavra é feia. Por exemplo, a expressão “filho da mãe”. Penso que a criança não sabe o significado, como esta expressão é feia se ninguém é filho de chocadeira!