PERDAS E GANHOS

Se a gente parar para pensar, percebe que tudo na vida é perda ou ganho. Ganhamos algo e perdemos outro. Observando nossa vida, veremos que perdemos muita coisa, mas também ganhamos, seja para melhorar, seja para aprender. Pelo amor ou pela dor a vida nos leva adiante. Temos o livre-arbítrio na escolha. Portanto, ganhos e perdas são resultado de nossas escolhas. Ninguém colhe flores se optar por um caminho pedregoso, assim como ninguém perde o espetáculo do nascer do sol se levantar cedo.

Durante nosso crescimento vamos vivendo situações que formam nossa maneira de ser. Com as perdas sofremos, mas também aprendemos. Perdemos um pouco de paciência, um pouco da pureza, a inocência, a possibilidade de dormir até mais tarde. Perdemos pessoas que pensamos ser nossas amigas, perdemos o riso fácil, a espontaneidade, perdemos os dentes de leite, perdemos tempo. Algumas vezes perdemos a graça, perdemos oportunidades, um grande amor. Mas, em contrapartida, ganhamos em sabedoria, em experiência, ganhamos amigos, novos amores, ganhamos tolerância, liberdade, alegrias, algumas lágrimas. Ganhamos oportunidades, confiança, respeito.

A vida é feita de escolhas. Existem sempre dois caminhos, duas opções. É como quando vamos comprar um par de sapatos, por exemplo. Geralmente gostamos de dois tipos, mas o dinheiro só dá para um par. Estamos diariamente fazendo escolhas. E, se quizermos ser felizes, nem sempre devemos seguir o caminho das facilidades. Porque é nas dificuldades que aprendemos. São as pedras que nos ferem os pés uma vez, que nos ensinam que devemos olhar por onde andamos, para não machucá-los mais. Vivendo e aprendendo. Ganhos e perdas...

Será que todo o ganho é bom? E toda a perda é ruim? É muito relativo. Perder um dente de leite é legal, pois novos e fortes dentes virão. Perder momentos de paz em prol de atenção a um filho é gratificante e faz parte do amor. Perder o avião e escapar de uma tragédia. Perder um grande amor... bem, se ele se foi é porque não nos amava com a mesma intensidade que nós; então é bom que se vá mesmo. Isso até é um ganho!

Porém existem coisas que nunca deveríamos nos permitir perder. O brilho no olhar, a alegria de viver, a verdade, a honestidade, o bom caráter, a paz interior, a dignidade, o amor à família. Porque isso faz parte da nossa essência divina. Portanto, ganhando ou perdendo, o importante é viver a vida em sua plenitude. Aconteça o que acontecer, mesmo nas adversidades, é necessário buscarmos os recursos para a superação. A transitoriedade deste mundo faz surgir oportunidades a todo instante. Sempre é tempo de recomeçar.

Para encerrar, uma linda e verdadeira frase de Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

Giustina
Enviado por Giustina em 09/12/2009
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T1969477
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.