Sextas-feiras

Só uma hein! Tenho que ir embora.

Ta bom, só mais uma, e três fichas.

Toda sexta é a mesma coisa, virou rotina. O pessoal da firma se encontra no mesmo bar. Faça sol ou chuva, frio ou calor, lá estarão todos tomando cerveja, jogando sinuca ou conversa fora. A rotina, seja qual for, é sempre muito estresssante no ambiente de trabalho, e não é diferente em Vendas. Atingir metas é o objetivo. Uma vez alcançado traça-se outro mais acima, o que gera muita tensão. O bar serve como um consultório coletivo de análise, e se não descarregar as tensões neste ambiente o fará em casa ou no trabalho. Assim sendo, esta é a grande desculpa. Assim, o bar mantem casamentos e empregos, pois todos chegam mais relaxados em casa e na empresa, ou ao menos esta é a desculpa para esposas e maridos. O fato é que até os chefes, gerentes e diretores, de ambos os sexos, vão.

Não raro, inicia-se um namoro, uma viagem, um churrasco, uma festa e as inevitáveis discussões. O bom é que sempre tem a turma do deixa-disso. Os assuntos são os mais variados possíveis mas tem um, o preferido, que não muda nunca: Futebol e Mulher.

Algumas conversas são quase ininteligíveis; como se numa mesa com cinco pessoas, cada uma falasse um assunto diferente, e o incrível é que todos parecem entender um ao outro, pois sempre falam: É tem razão! Ou concordo! Ou eu também.

Alguns dançam, outros cantam, tocam, tem até os que choram, os que sempre estão nervosos, brigando, discutindo e falando sozinhos; ninguém dá a mínima. Há os que ficam parados, quietos, não falam nada, nem mesmo quando vão embora e nem tchau dão.

Segunda-feira, rotina. Dia normal de trabalho. Bom dia pra cá, bom dia pra lá; a impressão é que a sexta-feira não existiu, só o final de semana. Todos sorridentes, reclamando da segunda Aquele que vomitou, o que brigou, a que ficou bêbada, o que esqueceu o carro, o que dormiu no bar. Nada aconteceu, sonho para alguns, pesadelo para outros.

E daqui a quatro, vem o quinto dia: Sexta- Feira. Tudo se repetirá, para que nada aconteça com a rotina do resto da semana.

Isidoro Machado
Enviado por Isidoro Machado em 10/12/2009
Reeditado em 11/12/2009
Código do texto: T1971484
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.