A Felicidade Mascarada

Estava eu navegando, lendo vários textos, de vários autores aqui do Recanto das Letras, e notei que A Felicidade é abordada com muita freqüência. Então, refletindo, mais sobre tal assunto, constato: Ninguém é feliz...

Ora, afinal, o que é felicidade?

Dicionário Houaiss: qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar

2 boa fortuna; sorte

Ex.: para sua f., o ônibus atrasou, e ele pôde viajar

3 bom êxito; acerto, sucesso

Ex.: f. na escolha de uma profissão

 felicidades

 substantivo feminino plural

4 votos de feliz êxito; congratulações

Ninguém é completamente feliz, sempre busca algo ou tem algum tipo de frustração.

Se uma pessoa se denomina FELIZ, esta felicidade nada mais é que um estado momentâneo, uma felicidade “mascarada”, já que a vida consiste em metas, objetivos, à medida que você vai alcançando, novas metas surgem, assim o ciclo nunca para, é o combustível da vida, a partir do momento que você deixa de ter objetivos, ao meu ver a vida perde a graça, Tanto é que tudo que se conquista com mais esforço tende a ter um efeito satisfatório maior, do que se fosse mais fácil.

Dinheiro

Ouve-se muito falar que dinheiro não traz felicidade, bom, é lógico que a felicidade não consiste em apenas um quesito, são vários, e o dinheiro é um fator super importante, já que se o individuo é afortunado, ele terá condições para fazer coisas que gosta, terá menos preocupações, com alimentação, contas de consumo... Coisas básicas. Seu estado mental estará mais apto a absorver coisas diferentes, experimentar coisas diferentes, tornando assim sua vida mais “FELIZ”.

Mas não basta, o individuo tem que exercer uma atividade que goste muito, ocupar seu tempo com coisas saudáveis, usufruir ao maximo das coisas boas que o mundo pode oferecer, por um outro lado, sua liberdade, já comprometida, a cada dia, vai ficando menor, com o aumento da violência. E uma pessoa pobre, já tem outras prioridades como alimentação, saúde, contas a pagar. A falta de segurança é menos preocupante nessa classe, mas não deixa de existir.

Nosso pais não oferece uma vida digna aos cidadãos, essa onda de ataques do PCC prova que estamos expostos, vulneráveis, que o ato de uma facção abala a estrutura social de um pais DEMOCRATICO. Essa sensação de insegurança causa mal-estar independente de classe social, tornando a felicidade mais distante. Logo já se nota:

Como um individuo pode ser feliz se ele não é livre. Alem disso, como podemos ser felizes, vendo toda essa onda de violência no mundo, guerras, crianças inocentes miseráveis, mutiladas, morrendo de fome, vivendo em condições subumanas, eu particularmente não me sinto bem, quando vejo esse tipo de coisa, me causa revolta, eu diria ate um sentimento niilista.

Portanto a felicidade é relativa, e utópica. Existem momentos felizes, mas a felicidade completa jamais será alcançada, mesmo que uma pessoa se diz Feliz... A própria esta enganada, se analisar a fundo, vera que é escrava de algo, mesmo que não perceba, então tecnicamente essa pessoa não é feliz...!