Q.I. das Cinzas...

"Q" "I"sso minha gente?!

Esse tal de "Quociente de Inteligência..."

Mas para melhor entender, vejam só o que de repente eu deparei...

Adentrei-me nas instalações de uma mercearia popular da cidade de Bonfinópolis de Minas, e lá estavam o proprietário e um determinado freguês, e como o cliente sempre tem razão, ambos estavam numa dúvida cruel, queria o freguês comprar um caderno, e o comerciante por sua vez, ávido pela venda do caderno, viajava nas suas histórias, dizia para o freguês: esse aqui é da marca Jandaia, é mais barato, estilo brochura, não tem arames, são apenas três grampos de aço inoxidável que prendem as folhas, porém é bem procurado, já esse outro aqui é da marca Tilibra, é mais alto o custo, mas é de arame de forma espiral, mais fácil de retirar uma folha, caso haja alguma rasura na escrita, sem com isso perder a outra página já utilizada, vale a pena pagar um pouco mais e levar um produto de qualidade para a casa, e assim, o assunto se desenrolava enquanto atendia outros fregueses que foram chegando depois de mim, o certo é que o proprietário não iria deixá-lo nessa dúvida cruel e ir embora sem efetuar a compra, e parecia que não teria um fim. Pensei comigo, rapaz muito humilde, resolveu a estudar! Antes tarde do que nunca como diz o ditado popular.

Chegando ao balcão para fazer o pagamento de umas "coisinhas" de casa que costumam acabar bem nos finais de semana, feriado ou fora do horário de expediente, tipo o gás de cozinha, quando a pessoa está justamente "afogando" o arroz para fazer o almoço de Domingo e os comércios todos já fecharam, e, foi nesse preciso momento que eu tive a triste, mas real revelação dessa prosa ou troca de experiências, que vocês leitores escolham o termo apropriado para o que se passava entre o comerciante e o cliente. Aquele humilde cidadão, do rosto sofrido, trajes modestos, de chinelos havaianas bem "zurrados" possivelmente até com um prego na "correia" para não sair dos pés, bermudão tectel do Atlético Mineiro, mas porque "o que é ganhado não se recusa," pois era torcedor fiel do Cruzeiro, uma camiseta de malha que, mesmo bem "desbotada" dava para ler os dizeres em letras maiores: Para Prefeito Padre LUIZ, certamente ganhada de algum amigo ou do próprio candidato.

         Seguindo o plano dos mortais, atualmente o dito cidadão, segundo me informaram já é falecido, estava na verdade à epoca, era fazendo seus questionamentos a respeito da cor da cinza que faria, este ou aquele outro papel, quando o mesmo fizesse o seu "cigarrinho" de papel, tão prejudicial à saúde pulmonar do ser humano, dizia ele: "uns a cinza é branca, outros a cinza é preta". Nem vou descrever que o mesmo, além do vício do tabagismo, era visivelmente um dependente alcoólatra desde bem jovem, porém era um trabalhador "bóia-fria" das fazendas da região e tinha no máximo uns 35 anos de idade, embora tinha o aspecto já de um sexagenário.

           Resumindo essa crônica da vida real, fora para mim, e acredito que também para muitos leitores, motivo de grande decepção, pois pensava eu que era para estudar, considerando que havia sido recentemente formado uma turma para estudar no "EJA" Educação de Jovens e Adultos, nas escolas, tanto a Municipal João Luiz dos Santos (Pré-Escolar e Séries Iniciais) e Estadual Cândido Ulhôa (Ensino Médio). Confesso que fiquei atado, sem argumentos, motivo pelo qual fui para a minha casa com as minhas compras, levando comigo uma triste "bagagem" e que infelizmente, pesavam muito mais nos meus ombros, pois retratava a imagem da Cultura e da Educação do nosso amado Brasil, País do regime Democrático, com suas belezas naturais e continentais, da diversidade e liberdades ideológica e política, de todas as crenças e religiões, dos ateus e até dos agnósticos, considerado mundialmente PACÍFICO, banhado pelo Oceano ATLÂNTICO, na porção territorial da AMÉRCICA DO SUL,  enfim uma NAÇÃO que acolhe a todos os povos, raças e etnias. Embora, o BRASIL já contabiliza seus 521 anos de história, desde o seu descobrimento em (22/04/1500), com 199 anos de INDEPENDÊNCIA, Pátria Livre (07/09/1822) e 132 anos de REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (15/11/1889), ainda estamos muito aquém dos países desenvolvidos, socioeconômico e cultural, mas como mineiro, bonfinopolitano e acima de tudo brasileiro, não desisto nunca e a ESPERANÇA é a PRIMEIRA que nasce do meu peito. Salve, salve BONFINÓPOLIS DE MINAS - MG. Salve, salve meu BRASIL de encantos mil...

 

Imagem do Google Créditos: https://lh3.googleusercontent.com/proxy/ahp9kaUMm9y4GwUpTT2FuCnltUL5YdZOrDK-R0s2ybhlzmQOFj1mUejs0m85b8OUIy9DvXGkGsFICvvbO46xtyHdZ1fL8-DMXcWU4Ruf8eX1JWD4cBqdOJq27zJpxsfU1ndxUkiEJ_r0MC6y8dS1DfXBchogV2qs_6AHEvB9uxxGyN8QwkMQ-mkmxuA

 

 

 

N.A.: Às vezes é preferível brincar com a realidade, mas é impossível não se indignar e até de se compadecer com tanta injustiça social e desigualdades que presenciamos ao longo da história do nosso povo brasileiro. Avante Brasil!

 

Dedico ao amigo Valmi Alves da Fonseca, proprietário da "Mercearia São Lucas".

(São Lucas, que significa "portador de Luz" o Evangelista (do grego antigo Λουκᾶς, Loukás) é, segundo a tradição, o autor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos - o terceiro e quinto livros do Novo Testamento. É o santo padroeiro dos pintores, médicos, artistas, segundo a Igreja Católica. É celebrado no dia 18 de Outubro.) e ficamos na torcida de que São Lucas, nos ajude nesse processo de transformação cultural do BRASIL.

 

Autor: Poeta NUNES DE SOUZA - Acadêmico Imortal Fundador da Academia de Letras de Unaí e Região - ALUR, 1º e atual ocupante da Cadeira nº: 16 - Patrono: Carlos Drummond de Andrade.

Bonfinópolis de Minas - MG, 22 de Novembro 2021 - (editado pelo autor nessa data).

POETA NUNES DE SOUZA
Enviado por POETA NUNES DE SOUZA em 14/12/2009
Reeditado em 23/11/2021
Código do texto: T1978187
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.