A nova Rodoviária de Campinas e a geografia de uma viagem de férias

A nova Rodoviária de Campinas e a geografia de uma viagem de férias

Oito de janeiro de 2009, uma quinta-feira, 11:00 horas , sol escaldante, rodoviária nova de Campinas, férias.

Centro de Campinas-SP (população total= 1.039.297 em 796 km2), Brasil(pop.=183.987.291 em 8.514.876 km2 com 5.564 municípios em 31/07/2007), espera de seguir viagem para Araraquara-SP(pop.=195.815 em 1.006 km2) pela Viação Cometa S/A no horário das 12:10 e chegada prevista às 15:00 horas na “Morada do Sol”.

Esperamos que desta feita não chova lá o que choveu no mês de janeiro de uns 12 anos atrás; dez dias seguidos! Mas, voltando ao assunto da Rodoviária de Campinas:

Dista 300 metros, aproximadamente, do antigo terminal acanhado, escuro, fedido, o qual será reformado para o remanejamento dos camelôs que atualmente ficam nas imediações do Terminal Central e Rua 13 de Maio, conforme informações extra-oficiais.

Para ir a Valinhos-SP (pop.= 97.814 em 149 km2) pega-se o ônibus metropolitano nº 677 da empresa Rápido Luxo Ltda no ponto da Rua Dr.Ricardo esquina com a Rua Dr.Mascarenhas, a uns 150 metros. Destino: Residência dos parentes “Souza Cipriano” na Rua das Acácias, 31 – Jardim Paraíso. É uma das opções, pois tem os pontos da Av. Francisco Glicério.

Outrossim, apreciando melhor ao ambiente, nota-se muito conforto sendo que a mesma parece muito com a Rodoviária de Londrina-Pr (pop.de 497.833 em 1.651 km2), o Terminal Rodoviário José Garcia Villar, em forma de disco voador ou oval, como queiram.

No térreo, existem 40 plataformas para embarques e desembarques de ônibus de todos os estados brasileiros, muitíssimo arejado, pisos cerâmicos vitrificados, televisores LCD, grandes relógios digitais, pessoal orientador e informativo, escadas rolantes e elevador para deficientes físicos e o acesso ao piso superior.

No piso superior, existem muitas bilheterias de várias empresas rodoviárias de passageiros, lojas, lanchonetes e cafés, chopperias, revistarias, terminais bancários, fotos de Campinas antiga com destaques para o Matadouro Municipal e locais com o nome de Ramos de Azevedo, tv LCD inclusive com indicações das empresas, de prefixos dos ônibus e horários previstos da chegada, piso cerâmico vitrificado, amplo hall de espera com faixas para os deficientes visuais, sem não esquecer as rampas especiais lá fora, escadas rolantes ao térreo, muitas placas indicativas, pessoal orientador e informativo e outros detalhes também importantes.

Nome: Rodoviária Ramos de Azevedo, inaugurada no segundo semestre de 2008, na gestão do senhor Prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos – PDT. Ao lado desta está localizado o Terminal Metropolitano “Prefeito Magalhães Teixeira”, outra grande obra gestão do Dr. Hélio, o qual conseguiu a reeleição 2009/12.

Detalhe da frase escrita nos relógios: “Já abraçou alguém hoje?”. Sugiro que registrassem outra também: “Boa viagem e sigam com Deus”, mesmo nos monitores ou nos anúncios audíveis dos embarques.

Plataforma nº 29 – Cometa, 12:10 horas: partida para Araraquara pela Rodovia SP-330-Anhaguera (diabo velho, na língua tupi), rodovia estadual e pela SP-310 – Washington Luis (nome completo: Washington Luis Pereira de Sousa e 14º Pres.do Brasil), rodovia estadual, passando pelas cidades ou municípios de: Sumaré (pop.=228.696 em 153 km2); Nova Odessa (pop.=45.625 em 73 km2); Americana (pop.=199.094 em 134 km2); Limeira (pop.=272.734 em 581 km2; Cordeirópolis (pop.=19.309 em 137 km2); Santa Gertrudes (pop.=19.044 em 98 km2); Rio Claro (pop.=185.421 em 498 km2); Corumbataí (pop.=3.935 em 278 km2); Itirapina (pop.=13.889 em 564 km2); São Carlos (pop.=212.956 em 1.141 km2); Ibaté (pop.=28.040 em 290 km2) e Araraquara (pop.=195.815 em 1.006 km2). A Via Anhanguera começa em São Paulo e termina no km 453 no Posto Fiscal, divisa com Minas Gerais (pop.=19.273.506 em 586.528 km2 com 853 municípios). Em Minas continua com a denominação BR-050 - (federal) até o km 585 no município de Uberlândia-MG (pop.=608.369 em 4.116 km2), daí saindo para Brasília-DF (pop.=2.455.903 em 5.802 km2) numa distância de 433 km. Por outro lado, a Anhanguera é bem conservada e sinalizada e com vários pontos telefônicos de socorro e nove (9) pedágios pois tem no seu trecho as seguintes concessionárias administrativas, para a manutenção e conservação: AUTOBAN, do km 11 (10 urbanos da capital) até o km 158; INTERVIAS, do km 158 até o km 240; AUTOVIAS, do km 240 até o km 318; VIANORTE, do km 318 até o km 449,7 e daí os outros 3,3 km restantes responsabilidade do DER-SP.

No km 153 da SP-330 – Anhaguera, no município de Cordeirópolis-SP, já visto acima, inicia-se a Rodovia SP-310 – Washington Luis, a qual tem o seu final no km 453,4 no município de Jaboticabal-SP (pop.=69.624 em 707 km2). É uma das bem mais conservadas estradas paulistas, pois a manutenção e conservação é por conta das concessionárias dos cinco (5) pedágios existentes. Portanto as cidades ou municípios que esta rodovia corta até Araraquara-SP foram contemplados acima.

Outrossim, essas duas rodovias têm muitas saídas para rodovias federais, estaduais e municipais para um leque enorme de outras cidades. Para tanto deixo a sugestão de acesso ao site www.estradas.com.br para pesquisas e outras, por nomes ou siglas, no www.google.com.br, ou no www.cadê.com.br, etc..

E, para finalizar, como o ônibus da Cometa quebrou a embreagem na primeira subida do município de Limeira, próximo à divisa de Americana, às 12:55 horas, tivemos que esperar outra “jardineira-socorro” que saiu da garagem de Campinas. Aí tivemos saudades do Tio Garcia (alusão à Viação Garcia Ltda, de Londrina-PR), pois estes ônibus azulões deram zebras e os antigos azuis água tinham motores da Scania Wabis e bem mais ligeiros. Ficou parte dos 20 passageiros, pouco para um período de férias, dentro da jardineira e parte fora à beira da rodovia e à sombra do Sansão do Campo, arbustos de cerca viva predominante em quase todo o percurso. O socorro chegou às 13:50 horas e sabedores os passageiros, que a Cometa não é mais aquela, chegamos em Araraquara às 16:20 horas, um pequeno atraso de 1:20 horas! Mas valeu a pena, sem chuva... e, olhe que o itinerário: Campinas – São José do Rio Preto. Este último (pop.=402.770 em 431 km2). Mas valeu a pena e aconselho quem quiser passear nas férias ou não, conheçam primeiro as maravilhas brasileiras, descubram o nosso querido Brasil, a pátria amada, apesar dos pesares.

Retornamos, minha família e eu, para Jandaia do Sul-PR (pop.=19.534 em 188km2) e (Paraná=pop.=10.284.503 em 199.315 com 399 municípios em 31/07/2007), em 11/01/2009.

Obs.do autor: 1ª) Os dados de população referem-se à Contagem de Pop. do IBGE/2007, isto é, com efetiva contagem populacional para os municípios com menos de 170.000 habitantes e estimativa para os demais, em relação ao Censo Demográfico/2000. Portanto, os dados são da área total, urbana e rural, dos municípios.

2ª)A média brasileira das ocupações, urbana e rural, segundo o CD/2000 era de 82% e 18%, respectivamente. Porém é sabido que alguns municípios têm suas áreas totalmente urbanizadas, como São Paulo, por exemplo.

3ª) Como servidor do IBGE, o autor, convida-os a acessar, o site www.ibge.gov.br para várias pesquisas geográficas, estatísticas, geodésicas, sócio-culturais, etc., sendo que os dados acima sobre os municípios foram retirados do site e dos links cidades@, estados@ e países@, onde tem históricos e outras curiosidades. Para se saber a população urbana de cada cidade, de cada distrito administrativo, zonas administrativas das grandes cidades ou até mesmo por setores censitários, também existe outros links. Abraços e “BOA VIAGEM E SIGAM COM DEUS”.

P.S.: baixado da internet, na busca pelo nome Rodoviária de Campinas:

16- Rodoviária de Campinas - SP

Endereço : Endereço Rua Barão de Parnaíba, 690

CEP 13.013-170 - Campinas - SP

Telefone : Informações: (0xx19) 3232-1355 / 1315 / 1691 / 1126

Principais serviços : Café Tradicional e Expresso, Frutaria, Doceria, Sorveteria, Quiosque Mac’ Donald’s, Lanchonete, Posto Policial, Farmácia , Caixa Eletrônico 24 Horas, Caixa Eletrônico Banco Itaú, Caixa Eletrônico Bradesco, Caixa Eletrônico, Banco do Brasil, Caixa eletrônico da Caixa Federal, Lotérica, Salão de Cabeleireiro, Livraria, Lojas de Brinquedos, Flores, Mágicas Lojas de roupas, sapatos, relógios. Além disso, você pode encontrar dentro da rodoviária os serviços de guarda-volume, malex e serviços de informações.

Autor: Adiones Gomes da Silva, o Ponga – Jan/2009 – Doc.nº 47 – Pres.Cons.Fiscal da Soc.dos Poetas Jandaienses-SPJ,

E-mail: adionesgsilva@pop.com.br, Rua Rotary, 73 – CEP 86900-000 – Jandaia do Sul – PR.

Obs.final: texto sujeito às retificações cfe.a reformulação da língua portuguesa em vigor desde 01/01/2009.