Complicada e perfeitinha (EC)

Sua graça poderia ser Bruna, Carolina, Julia, Isabella, se ela pudesse escolher um nome depois que crescesse. Chegou a pensar, certa feita, que as pessoas tinham um nome diferente na infância e outro na fase adulta.

Em criança, queria voar, como a sua imaginação já o fazia, aliás, faz.Queria ser uma menina alada, para voar com as borboletas, como o “Tchutchu”, um passarinho gracioso, fã do bolo de fubá que a mãe dela prepara.Viajava para a Disney, para a Grécia, Monte Fuji, Paris, Roma...em pensamento.Um dia, foi para todos esse lugares conferir se a imaginação era igual a realidade.Nunca é.Às vezes é melhor, às vezes, pior.Mas é sempre uma surpresa.

Gosta de bichos, menos das lagartixas e dos bichos-papões que o irmão mais velho inventava para assustá-la. No mais, fala com os cães ,monta os cavalos (aprendeu com a amiga Sheila), acha as cabras fascinantes, os patos bonitinhos e as tartarugas...bem, não vou falar das tartarugas, porque ela pode chorar! O irmão diz que ela é uma “fêmea fraquinha”. Engano dele. Ela é forte, conhece a força que tem.Bem, mas cá entre nós, sua mãe contou-lhe que esqueceu a “Bruna” no ônibus, quando se mudaram, mas eu não sei não...Ah, até aquele burro do filme de animação “Sherek” receberia um carinho dela se de carne e osso fosse!

Abria o chuveiro no inverno, mas nem sempre tomava banho.Não é que ela adora o Cascão, o personagem do Maurício de Sousa?Mas não vá tirar conclusões precipitadas, isso era coisa de moleca! Ela é muito vaidosa, adora perfumes, lápis preto nos olhos,esmaltes escuros nas mãos...Pode perguntar para a “Aparecida Perfeição”, a melhor manicure de Sampa!

Aos quatro anos, aprendeu a andar de bicicleta.Poderia ter ido ao Japão nessa época, em duas rodas, era tão fácil! Bastava seguir linha reta, toda vida.Mas não foi.O pai, militar, poderia impacientar-se com sua ausência na mesa do jantar.Preferiu, então, ir à padaria, que era mais pertinho, gastar toda mesada em jujuba, Bolim-Bola, pé-de-moleque, Yakult, picolé...tudo tão gostoso quanto o bico velho da mamadeira, que só largou aos seis anos de idade.Ah, como era bom receber o leitinho das mãos frias da Dona Riva!

Difícil foi identificar o nome da escola no uniforme.Seria Colégio Salesiano? Santa Rosa? Lemos Cunha? Colégio de São Bento?Colégio Nossa Senhora da Assunção? Don Domenico?Acho que ela estudou em todos essas instituições de ensino, pois morou em muitos lugares!O tênis era All Star, disso eu sei.Mas usou nos pezinhos uma sapatilha de balé, também!

A professora da segunda série enganou-se ao seu respeito.Quando abriu a mochila no meio da prova, não foi para colar, foi para certificar-se de que um dos conteúdos da avaliação não estava na apostila....e ela estava certa!Garota esperta!

O primeiro beijo foi numa sapataria. O piercing, no umbigo.Filhos, um antes, outro depois dos vinte anos de idade: Ricardo e Bia.Aposto que os dois já quiseram óculos, aparelho nos dentes, gesso no corpo, como a minha amiga secreta já o quis.A filha dela, por exemplo, liga o ventilador para que o vento esvoace suas madeixas escuras.Parece uma diva.Lembra a mãe, imitando a Xuxa saindo da nave espacial: “Bom dia, amiguinhos, já estou aqui...”.Infância dos anos oitenta, da qual eu também participei.O filho, tempos atrás, deu uma festa sem autorização.Por mais que a minha amiga secreta seja uma “menina grande”, ela sabe a hora de ser dura e por os pingos nos “is”.

Por falar em casa, aqui vai um recado para a secretária do lar: cuidado com o aparador dela!Tão lindo, jmas já está com marcas!E não se esqueça, por favor, de limpar às sextas-feiras, a dispensa!Ela gosta de tudo arrumadinho!

Ela é viciada em café (com açúcar), odeia cerveja e leite, aprecia um bom vinho e curte uma Sminorff Ice geladinha. Ama dançar, fotografar o cotidiano, seja com uma câmera digital ou com uma Bic.Voa alto, embora seja baixinha.É geminiana.Tem rinite.Bronquite.O peitão está nos trinques.Odeia esperar, porque é pontual.Acorda cedo e gosta, ao contrário de muita gente.Gaúcha. (de Bagé), mas vive em Sampa.Como toda a mulher, adora comprar.Mas pechinha!Leva até o brinde, se oferecerem. Tem o dom da comunicação, por isso é atriz, cursou Jornalismo na Anhembi Morumbi, inglês no Cell Lep. Não gosta de ler manuais.Ri de piadas toscas.Espia pelo buraco da fechadura, feito o grande mestre Nelson Rodrigues.

Gosta de comer temaki, o estrogonofe da avó Stella, o arroz doce da avó Laís... para manter o corpinho, recorre à ioga, ao spinning, faz muito exercício aeróbico(já praticou hidroginástica, jazz, corrida....)

Sobre as amigas, uma delas é a cara da atriz Bárbara Borges (Silvia); outra, a Helena, tem mania de guardar tudo (t-u-d-o!) no porta-malas!Que figura!Tem a Rita, que é “muito linda, minha linda”, como diria o Ruy, a Chris, que é sua irmã de alma; a Renatinha, o Rodrigo(que Deus o tenha ), a prima Carina... as três “Marias Fernandas”...Eu, que sou quase uma Maria Fernanda, candidato-me a sua amizade! Será isso uma vibração, como você costuma dizer?rs

O marido é louco por futebol.Tem coleção de DVDs sobre o assunto!Não é poeta, mas sempre toca seu coração.O falecido sogro trabalhou na Globo.A sogra (uma mala!), vive falando mal do seu bacalhau.Mas repete o prato!A velha profetizou seu casamento.

É uma recantista dirige cantando: Ana Carolina, Roberto Carlos, Claudia Leite, a Estação Primeira da Mangueira, Biquíni Cavadão, sertanejo...enfim, ouve mil vezes a mesma música, adora! Gosta de flores, de tatuagem...as tem no corpo e na alma.

Eu, infelizmente, nunca ouvi sua voz.Nunca a vi pessoalmente.Não sei onde mora.Trocamos apenas um e-mail da vida, há muito tempo atrás.Mas tenho certeza que essa garota, que ama cães(em especial o Zeus e o Flick), que não engole sapos, nascida em 20 de junho, é sangue bom:A+!rs

Ludmila Guarçonni, minha amiga secreta, você esbanja talento, transparência e sensibilidade em seus textos!Felicidades para você e os para os seus, menina complicada e perfeitinha!(por causa de você, essa música não me sai da cabeça!rs).Você voa mais alto que todos os seus passarinhos!Um beijo da Shu.Ah,já ia me esquecendo: me passa aquela receita de bacalhau?rs

(Maria Fernandes Shu -18 de dezembro de 2009)

Este texto faz parte do Amigo Oculto entre os escritores do "Encanto das Letras".Veja todos os que participaram da brincadeira e leia seus textos em:http://www.encantodasletras.50webs.com/amigooculto.htm

Maria SHU
Enviado por Maria SHU em 18/12/2009
Código do texto: T1984183
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.