Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SALDO

O saldo é positivo ou negativo? Depende dos olhos, e também do bom senso, dos que lêem a placa.
Eu caminhava displicente, com meu ar insignificante pela rua da feira. Ia, aborrecido e inquieto, à procura de um livro para de sanar a frustração de pouco antes comprara um refrigerador DUPLEX, quando deveria comprar um simples, como minha esposa desejava.
    Ainda desligado e impaciente as mulheres têm mania de desanimar os homens, se eu fosse de beber, já estaria mais do que bêbado numa hora dessas parei na primeira  banca de livros. Olhei para o cartaz feito de cartolina branca sobre uma pilha de livros velhos e bagunçados. Não acreditei de imediato no que estava escrito. Ele deve ter esquecido um zero, pensei ao reler o anúncio: LIVROS POR R$1,00.
Louco por livros, não hesitei um segundo, lancei-me àqueles volumes amarelados. A reunião literária era das melhores, entre eles estavam Dickens, Márquez, Drummond de Andrade, Caminha, Vinícius, Eça, Namora e os Silvas da vida quase anônimos em meio as glórias de tantos imortais ali pilhados, empoeirados e jogados. Todos por um real.
Sem pensar duas vezes, fui enchendo as mãos, o lado do balcão e olhando desconfiado àqueles que despretenciosamente folheavam algum livro próximo a mim. Nessas horas me sentia um marido traído. Quem eram aquelas pessoas se engraçando com minhas preciosas amantes? Tantas mãos descuidadas amassando meu tesouro. Aquilo tinha de parar. Eu enlouquecia.
Fiz minhas escolhas com muita dificuldade o dinheiro é curto e não podia me empolgar paguei ao senhor Livreiro, que, feliz, se livrava de mais um fardo, diminuíra o peso da mala que levaria para casa.
Ao me afastar, comecei a pensar no descaso dos leitores, do tempo e me preocupei. Como eu reagiria se naquela imensa pilha encontrasse um livro meu?
Alberto da Cruz
Enviado por Alberto da Cruz em 21/07/2006
Código do texto: T198732

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite Alberto da Cruz e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alberto da Cruz
Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil, 37 anos
203 textos (28108 leituras)
15 áudios (1096 audições)
6 e-livros (1212 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/01/19 07:25)
Alberto da Cruz