Considerações sobre a Nova Democracia Brasileira

O Brasil está vivendo um momento de Estabilidade, baseado numa situação democrática nunca antes vista, ocorre que essa experiência ainda é jovem, para não se dizer quase recém nascida, a base desse Estado Democrático está em nítida formação.

Em 1985 o Brasil saiu de um período de mais de 20 anos, num regime de exceção, ademocrático, antes disso, também se pode dizer que muito pouco de democracia havia, sendo evidente desperdício de tempo falar em golpes de estado, e outras transgressões aos seus princípios.

A nova Constituição Brasileira foi publicada no Diário Oficial da União, em 05 de outubro de 1988, ou seja, ela tem 21 anos de existência. Assim, conclui-se que a democracia, em seu conceito moderno, num país de cinco séculos de história tem apenas duas décadas.

Esse novel diploma traz em suas disposições, que para o exercício de cargos de vital importância para a construção do Estado Democrático de Direito, como, por exemplo, o cargo de Deputado Federal, é exigida idade mínima de 25 anos, para senador 35 anos, nota-se nenhum Deputado pode ser mais novo que a Constituição, numa pesquisa rápida no site da Câmara dos Deputados é fácil observar quantos têm idade inferior a 40 anos.

E, qual o porquê dessas considerações, é que vejo pessoas jovens, que ao mostrar sua indignação, agem de forma pouco construtivas, ou simplesmente destrutivas – Deviam matar todos esses políticos! Esse país não tem jeito! Talvez tal comportamento seja reflexo de tempos vencidos. No entanto, essas ações são um tanto prematuras e não abarca o presente, pois, hoje, o Brasil atravessa uma fase de visível crescimento e segurança jurídica. E a democracia? O caminho a ser trilhado por ela, agora, será diferente, e será traçado por pessoas que nasceram e foram criadas aninhadas por seus princípios, tiveram no berço os valores desse “Estado Novo”.

Não é, nem nunca foi do meu intento criticar gerações passadas, mas é solar a evidencia que em outras épocas, os princípios, costumes, valores, ideais eram diferentes, quando tudo era possível e nada contestado. Não é de se estranhar Sarney, ACM, Severino, fizeram ou fazem política ao seu tempo, e muitos outros “caciques”, ainda são coniventes com esse tipo de política. Contudo, há de se exaltar que exilados políticos e pessoas que tiveram fundamental importância na criação desse Estado.

E, é com base naquela criação que não restam dúvidas que a democracia só tende a evoluir, pois pela primeira vez uma geração brasileira pôde experimentar na sua plenitude a fundamental importância para o país, talvez aqueles referidos comentários, não sejam com outrora, que significavam a total inoperância da pessoa frente ao Estado, e ao contrário represente uma mudança de atitude de quem repugna os desmazelos políticos - triste resquício de costumes de um passado inglório - e que certamente fará diferente.

Portanto, a democracia no Brasil é nova, não teve o tempo necessário para que se comece a obra, contudo o alicerce está bem construído, e não há nada que se possa fazer, além de colocar tijolo por tijolo. E essa construção sem dúvida, será feita agora por aqueles que não foram os pais, nem muito mesmo que serão os filhos, mas sim são irmãos da Constituição e da Democracia Brasileira, pois nasceram juntos e vivem seus mesmos problemas iniciais, e que só agora começam a fazer valer suas opiniões.

rssantos
Enviado por rssantos em 21/12/2009
Código do texto: T1988963