EU PREFIRO SER...

... Essa metamorfose ambulante... Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Já dizia o maluco beleza Raul Seixas em suas canções carregadas de significado para quem é bom entendedor, sem necessitar ler nas entrelinhas.

Hoje meu tema favorito é em torno de mudanças. Dessa metamorfose ambulante que nos faz crescer e compreender o real significado das coisas. Adoro este tema, sobretudo por que se flexibilizar em relação às mais fortes convicções não consiste basicamente em fraqueza de caráter: é, antes de tudo, maturidade em relação a todas as coisas da vida. Quando Raul cantava: “se hoje eu lhe odeio, amanhã lhe tenho amor”, fico pensando em quantas vezes pudemos nos enganar diante das impressões errôneas e julgamentos precipitados que costumamos fazer, baseados em “achismos” que nos confundem: quantos amores ou amizades sepultamos vivos por medo ou por confiança total. Sim, existem os dois lados de uma mesma situação, podemos nos enganar com falsos amigos, pessoas a quem tínhamos o maior apreço e que nos traíram cruelmente ou com pessoas que julgávamos falsas, mas que na verdade contrariaram nossa furada intuição e se mostraram verdadeiros amigos de fé, irmãos camaradas.

Também “é chato chegar a um objetivo num instante”. Quantos planos fizemos e quanta energia dispensamos em nome de metas traçadas a serem conquistadas e, depois de algum tempo, tal como uma criança que ganha um brinquedo desejado, depois de muito brincar acaba deixando de lado o objeto tão cobiçado e parte para outro. Perde o sentido de novidade, logo precisamos de outra direção, outra diretriz e novos objetivos. Assim é que é a vida e é assim que caminha a humanidade. Gosto de renovação, pois elas sempre nos trazem novos significados para nossa existência.

E, contraditória como sou, “eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes”. Mudanças podem ser significativas para mim, mas para os outros não. Por isso, quem tem apego à rotina e acha que não necessita de mudanças na vida, por mim tudo bem. Cada um é livre para pensar e agir como quiser, mas vale a pena ressaltar que o novo sempre assusta mas permite sensações maravilhosas em nossas vidas. Para quem acha que já viveu tudo o que tinha que viver e tirou lições dessas experiências, beleza! Cada um é que sabe a dor e a delícia de ser como é!

Patrícia Rech
Enviado por Patrícia Rech em 22/12/2009
Código do texto: T1990190
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.