Voem, por favor, votem!

Xexéo, o "Xaato", não foi imparcial em suas escolhas para os Malas do Ano. Embora eu não discorde quanto aos vencedores do certame, acho que muita gente de peso ficou de fora. Percebi que tais ausências foram frutos de um corporativismo barato, protegendo os inúmeros que, como ele, comem no prato de uma mesma Rede. Por essa razão, resolvi reabrir a questão, ampliando seus horizontes porque ainda dá tempo para novas votações. Uma Comissão Organizadora, democraticamente presidida pelo dileto amigo Prêt-À-Porter, definiu novas categorias a serem votadas. Então, comecemos. Para a categoria "Boca Murcha do Ano" concorrem o Faustão, a Ana Maria Braga e a novata Thaís Araújo. Embora a briga pareça polarizada entre os apresentadores de TV, a atriz, na pele da negra Helena promete novidades que lhe angariarão muitos votos, baseada, talvez, em sua performance com Marcos, "o fudedor", nos próximos capítulos da bisonha novela das oito.

Na tríplice lista para a categoria " Nulidades do Ano", figuram os programas Zorra Total, Profissão Repórter e Globo Repórter. Mas como o pessoal do Casseta e Planeta, Toma lá, Dá Cá e Mais Você botaram a boca no trombone pela injustiça cometida, a Comissão achou por bem criar a categoria "Bobalhões do Ano", prontamente aceita.

A surpresa ficou por conta da categoria "Literatice do Ano", pois Sarney e Jô Soares foram desclassificados por não terem publicado nada ao longo deste ano. Assim, os concorrentes escolhidos foram o João Ubaldo, o Paulo Coelho e o Alberto Goldin, este últimos colunistas da não menos inútil Revista de Domingo.

No campo esportivo, "Bola Fora do Ano" assumiu tons de barbada. Não é mesmo muito difícil escolher entre Galvão Bueno, Falcão ou Tino Marcos.

Na categoria "Fanfarrão do Ano" houve muito bate-boca. Caetano Veloso não foi aceito pela Comissão por já ter sido um dos vitoriosos do "Xaato" Xexéo. O velho baiano espraguejou, alegando que sua nova inscrição estava fundamentada nas babaquices que dissera sobre o cineasta Wood Allen e o presidente Lula. A Comissão não considerou a bronca do Narciso de Santo Amaro e ratificou os nomes de Jô Soares ( para corrigir uma dívida, talvez ), Miguel Falabella e Zeca Camargo. O Gordo e o Menino do Fantástico reclamaram baseados no fato que o loirinho da Globo já concorria, implicitamente em outra categoria. A Comissão se viu em palpos de aranha e decidiu abrir as votações, sem agregar algumas categorias previstas como, por exemplo, "Idiotas do Ano", coisa que o Elio Gaspari não gostou. Houve um protesto geral. O macaco do Luiz Fernando decidiu que não pinta mais, o louro José da Aninha ficou indignado e, até a Xuxa ameaçou não apresentar seu novo filme. Mas, gente, é assim mesmo, nem sempre conseguimos agradar a gregos e troianos. Votem, por favor.

Aldo Guerra
Enviado por Aldo Guerra em 24/12/2009
Reeditado em 24/12/2009
Código do texto: T1994118