Beckhauser e Daniel (Maquinista do trem do Parque Beto Carrero World)
ambos amigos de Joinville - SC -  de Sérgio Murad (Beto Carrero)
{Beto Carrero, nome artístico de João Batista Sérgio Murad, 1937-2008, foi um - empresário brasileiro,  idealizador do parque que leva seu nome, Beto Carrero World, no município de Penha , no litoral norte do estado de  Santa Catarina}.


27/12/2009
Beto Carrero World - Parque Encantado do Brasil e SC.

Sou catarinense e brasileiro.
Com muito orgulho.
Fui amigo do Beto Carrero e amigo ainda do Aristides e Hugo, que gerenciam o parque encantado do município da Penha - SC.
Este parque é o grande ícone turístico  de Santa Catarina e do Sul do Brasil.
Conversei muito, com Beto, quando ele estava construindo e comprando as áreas deste parque.
Até o nome do parque, foi minha sugestão, pois ele tinha como meta fazer a FAZENDA BETO CARRERO.
Havia até placas, lá, com este nome.  Após a minha sugestão, ele chamou o responsável pelas placas e disse:
A partir de hoje, mude todas as placas e coloque a sugestão do Beckhauser:  "BETO CARRERO WORLD". 
Estava na presença de mais dois empresários de Joinville e ambos riram.  E isto aconteceu.
Disse a ele que aquilo que ele sonhava em fazer era o seu mundo, o MUNDO DO BETO CARRERO.
Pois nos USA, Disney, sonhou e fez.
O Beto também poderia realizar o seu sonho e por isto
mudou para BETO CARRERO WORLD.
E todos nós, brasileiros, nos orgulhamos disto.
Todos os anos visito este parque com minha família e com minha neta, Pietra de seis anos.
Ela adora.
 
Pietra, (5 anos) no BCW soltando bolas de sabão...(2009)

E nós, adultos, também.



Fiz um filme amador e coloquei no  youtube


labeckhauser
http://www.youtube.com/watch?v=C2QvHFEFPMk


Hoje, foi publicado este texto, artigo, no jornal "A Notícia de Joinville", escrito pelo governador de Santas Catarina, Luís Henrique da Silveira.

Como já fui Secretário de Turismo e Presidente da Promotur de Joinville, na gestão de LHS, em Joinville, na década dos anos 90, registro aqui este texto:


27 de dezembro de 2009. | N° 627
ARTIGO
O parque encantado, por Luiz Henrique da Silveira*
O próximo dia 28 será muito especial para todos nós. Naquele dia, vamos comemorar o 18º aniversário do Beto Carrero World. Gente de todo o Brasil e do exterior, principalmente de países vizinhos, estará lá, assombrada, surpresa, assustada com o tamanho e a modernidade do parque, que se ombreia aos melhores do mundo.

Grandes somas de capital foram empregadas na construção de vários outros parques do gênero. O Beto construiu, ele próprio, o seu, com criatividade e carisma. De todos, apenas o seu parque foi bem sucedido, comprovando o ditado de que “o boi só engorda com o olho do dono”. O olho do dono, de um dono especial e único, é a herança com que o filho, Alexandre, está tocando (e ampliando) o negócio, com o apoio do Aristides, do Hugo, da mesma equipe que assessorava seu pai.

Tenho estado lá, nessa data, nos últimos dez anos, presenciando a ansiedade das crianças e o alarido que provocava a aparição do Beto, montado no Faísca, seu cavalo branco, da mesma raça árabe da famosa Escola de Equitação Espanhola, do Palácio Schönbrunn, em Viena.

O Beto não criou um parque; criou uma mística, uma legenda, com piratas, caubóis, cavaleiros medievais, dinossauros, fantasmas, animais selvagens, tudo o que ronda e inebria a imaginação infantil.

Caminhar por lá, em meio ao saloon, montanha-russa, roda-gigante, jardim zoológico, corredeira e elevador radical, é renovar a ingenuidade e inocência que nunca deveriam sair de nós depois de adultos.

A sua ausência, transformada em saudade, aumentou nas pessoas o desejo de irem ou voltarem lá, para sentir que estão pisando onde ele pisou, andando onde ele andou, nos lugares onde ele esteve durante quase duas décadas.

O museu que a família e a empresa organizaram no parque revela uma grandeza muito maior do que eu imaginava ter sido a sua vida. Beto não era de se autoenaltecer, nem de revelar seus feitos, o que, aliás, é a característica dos grandes. Pois, há muitos séculos, já ensinava Cícero: “De minibus non curat praetor!”, provérbio que, numa tradução não-literal, cabocla, quer dizer: “Quem cuida de coisas pequenas, fica pequeno”.

Guimarães Rosa dizia que “as pessoas não morrem, ficam encantadas”. Com Beto, foi diferente: ele já era encantado. Passou o seu encanto para o parque, para Penha, para todo o Estado. Hoje, o parque é um sinônimo de Santa Catarina. Por muitos lugares onde tenho andado, no País e lá fora, quando me apresento como governador, logo relacionam o nosso Estado com o Beto Carrero World. Outros dizem assim: “Já estivemos lá, naquela Disney”.

Em 2008, passaram pelas catracas do parque mais de 650 mil pessoas, não obstante as calamidades climáticas que castigaram o nosso Estado. Neste ano, serão 750 mil! Mas a projeção para 2010 é de um público de 900 mil, ultrapassando um milhão em 2012.

Toda essa gente que vai ao parque lota os hotéis, as lojas, os restaurantes, os bares, as boates.

Ali, o turismo de eventos, profissionalmente gerido, demonstra, com toda a clareza, como será o grande gerador de empregos neste século.

*Governador do Estado de Santa Catarina
Ex-prefeito de Joinville - SC.

 

Publicado por Beckhauser em 27/12/2009 às 08h21
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (www.laerciobeckhauser.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.