VAMOS FESTEJAR A VIRADA!
`A meia noite do dia 31 receberemos ,novinho em folha,um novo ano.
Cabe a nós recebê-lo bem, não é?e fazê-lo o melhor ano das nossas vidas.
Caem bem as mudanças de atitudes,pensar nos erros cometidos,para evitá-los e ,em contra partida,ratificar as boas ações ou boas idéias. Nenhum ano será realmente novo se não inovarmos a nós mesmos.
É claro que, o “preparo do ambiente  para receber o ano ajuda  muito.Que tal nos cercarmos de flores,cores,alegria?
Reunir amigos, a família,confraternizar,pensar coisas boas,chamar a sorte.
Devemos começar preparando o cenário;cuidar da casa,jogando fora coisas imprestáveis,doando roupas (aquela blusa pink que você usou uma vez,lembra?E que te deixou muuuito gorda? Afe!!!
A casa deve estar  bem limpa,cheirosa e nada de empurrar a sujeira para debaixo do tapete.
A decoração natalina será aproveitada, claro,as luzes,as guirlandas,os enfeites,os fogos de artifício para a meia noite;espanta os maus espíritos.
Se você tem em casa uma peça “vintage”,um belo vaso de cristal ou vidro,liso,experimente enchê-lo de bolas coloridas ou de uvas ,ou frutas tropicais,cujo perfume vai dar um “toque” ao ambiente.
Galhos de pitanga enfeitados com laçarotes e bolas ,torna o visual diferente e bastante ecológico.
A mesa,que pode ser um pranchão,você cobrirá com uma bela toalha de renda,colocará em belo vaso com flores(se o ano,como eu penso,for de Oxalá,rosas brancas,naturalmente.)
Sobre  a mesa ,costumo distribuir os pratos e bandejas com iguarias;se optar por uma ceia,a “piéce de résistance” pode ser um pernil assado,ou um carneiro,um tender,como desejar.Proibidos os pratos de peru ou frango,que ciscam para trás e atrasam o ano,dizem os antigos.
No mais, as saladas,sempre bem vindas no verão,o arroz,a macarronada,a lentilha que trás sorte.
Se preferir um bufê de frios,(este ano farei assim), saiba que é menos trabalhoso e mais apreciado para acompanhar” aquele “ drink ou as cervejinhas estupidamente geladas:bandejas mistas de quibes,empadas,coxinhas,pasteis,tudo bem decorado com flores de cebola ou tomates.
Duas coisas não podem faltar na minha casa e se faltar,reclamam;o ponche de frutas,receita de minha mãe e o champanhe francês,esse ,uma exigência minha;no Natal,até posso tomar um pró-seco,mas,ao romper do ano,quero champanhe;nada menos que Veuve Cliquot ou Moet-Chandon; para garantir prosperidade tome um banho de cabeça e tudo,usando um deles.É prosperidade,na certa.
E, por falar em sorte e prosperidade,vamos ás “simpatias”;a dos caroços de uva,já ensinei,mas, você pode pular sete ondas,comer lentilhas,incensar a casa com arruda para tirar as más energias,colocar nos quatro cantos da casa uma moeda do mesmo valor ,deixar até o Dia de Reis e,então,distribuí-la com quatro pobres.
A música ambiente não deve faltar,completa a alegria.Depois da virada,os ritmos carnavalescos,afinal,estou na Bahia,senhor;dançamos até raiar o dia primeiro.Uma ida á praia e mergulhar no mar,vestido faz um beeem!
Casa bonita, asseada e  e protegida,vamos ás roupas;é bom receber o ano bem vestida e cheia de alegria.
Sempre uso branco,mas,muita gente prefere a cor do santo que regerá o ano novo:azul,se o ano for de Yemanjá;verde,se for de Oxossi,amarelo,de Oxum,azul marinho,se for de Ogum,vermelho,de Yansã.
Usar uma roupa nova faz bem e afaga  o ego;mas,que seja bela e confortável;ninguém merece ficar apertado na festa do ano novo.
Por fim, um bom conselho:renda-se à alegria;esqueça o stress e cubra-se de strass;conceda o perdão,pois,o ácido azeda o vaso;limpe seu coração e tenha fé;em você mesma,nos seus desejos,no mundo( a noética nos faz ver a força dos bons pensamentos coletivos),nos amigos,na sorte.
Eu ando sempre com fé e ela,como canta o poeta,não costuma falhar.







 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 28/12/2009
Código do texto: T1999322
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.