Presente de Ano Novo

A praia da Pajuçara

Agrada qualquer turista

Sua bela enseada

Encanta a nossa vista

Retratá-la em um quadro

É desejo do artista

Costumo variar o horário das minhas caminhadas pela orla de Maceió. Hoje, primeiro dia do ano, não fui contemplar o nascer do sol, emergindo das águas verdejantes da bela praia de Jatiúca. Preferi caminhar ao entardecer, para ver o belo pôr do sol na enseada da Pajuçara. Pela manhã, optei por dar continuidade a uma boa leitura, num livro que apareceu no primeiro lugar da lista dos mais vendidos do New York Times. Seu título? – Fica em segredo, pois não vou aqui fazer merchandising.

Deitado numa rede na minha modesta varanda, me deleitei com tão bela história, narrada por seu ator, cuja habilidade em sequenciar os fatos nos leva a querer sempre ver o capítulo seguinte. Como é natural ainda o enfado do reveillon, alguns cochilos intermitentes faziam-me interromper tão deliciosa leitura. Após o almoço, ainda me encorajei continuar com a leitura, deitando na mesma rede. Não fui além de alguns minutos e o sono me pegou. Ao acordar-me, não me veio outra ideia, senão e de contemplar o pôr do sol, onde uma multidão de turistas já enfeitava a orla de Maceió. Saí em direção à praia da Pajuçara, enfrentando quase um congestionamento de caminhantes na orla, por ser o primeiro dia do ano, com muitos turistas na cidade.

Faço a volta para o retorno, numa das barracas da praia, onde nativos e turistas ainda curtem a chegada do ano novo. À minha frente, um monumento andante, que vejo apenas pelas costas. Uma baita de uma morena, com longos cabelos, lindo corpo escultural. É natural que também pretendamos vê-la de frente. Seu ritmo de caminhada, pela sua juventude, era um pouco acelerado em relação ao meu ritmo habitual. Mas, perder aquele colírio para os olhos? – Nem pensar. Apressei o passo e, discretamente, simulando olhar para os belos coqueirais, vi aquele encanto de mulher.

Numa crônica anterior, quando aqui falei sobre umas lindas mulheres caminhando na praia, houve um comentário dizendo que, com todo respeito à beleza da mulher, preferia as belezas naturais de Maceió. Então, na minha resposta, comentei: “E a mulher não é uma das mais lindas das belezas naturais?” - Com certeza, essa de hoje era uma delas.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 01/01/2010
Código do texto: T2006315
Classificação de conteúdo: seguro