Ano de Copa do Mundo

Já estamos em um Novo Ano e em uma nova década. 2010 é um ano de expectativas, principalmente para o futebol mundial. Ou seja: é o ano em que a África do Sul vai realizar a Copa do Mundo de Futebol. É também uma conquista para toda a África, pois é a primeira vez que um país africano é sede da Copa do Mundo.

O Brasil é pentacampeão e é o único país a participar de todas as Copas. Mas na última Copa em 2006 na França, nossa seleção deu vexame; chegou como a grande favorita e não chegou às semi-finais, foi desclassificada pela França em um jogo nervoso. A nossa seleção não se encontrou em campo, e perdeu num lance de bola parada, em que Thierry Henry aproveitou a falha da defesa, uma displicência do lateral Roberto Carlos e marcou. É bom lembrar que a França tem se tornado um carrasco do Brasil; pois é a 3ª vez que elimina o Brasil.

A Copa de 2006 foi uma experiência ruim para o Brasil, em que medalhões não ganham jogo. Uma seleção de muitos craques como Ronaldo, Ronaldinho, Adriano e Kaká, alguns até fora de forma. Ganharam os primeiros jogos considerados fáceis; mas diante de um jogo revanche e decisivo em que precisavam ganhar da França, perderam. O Brasil foi dominado todo o jogo, e saiu de campo humilhado.

Diante dessa frustração de voltar para casa mais cedo houve uma reformulação geral, ou melhor, mudança total. A CBF contratou um novo técnico, o ex-jogador Dunga, que nunca havia exercido a função de técnico, e também o ex-jogador Jorginho para auxiliá-lo. Os medalhões foram cortados, com exceção de Adriano e Kaká. Dunga começou mal perdendo jogos fáceis, e com muitos o vaiando e pedindo a sua saída; e até a mídia o criticava sem parar. Mas Dunga acertou o time, ganhou a Copa América, classificou em 1º nas Eliminatórias e conquistou a Copa das Confederações. Dunga que teve o cargo ameaçado pela critica esportiva se viu aplaudido de pé.

A nossa Seleção é a 2ª do ranking da FIFA atrás apenas da Espanha, e ainda por seu retrospecto em Copas do Mundo chega à Copa da África do Sul como a grande favorita. Mas chegar como favorito em uma Copa do Mundo não é bom; há muita perseguição. A seleção passa a ser estudada pelos adversários com mais atenciosidade; e os jogadores passam a ser bem marcados. O técnico Dunga terá muito trabalho pela frente, terá que armar muitas jogadas, ter um esquema de jogo que surpreende os adversários, e treinar bem tática e fisicamente seus jogadores. Só assim seremos campeões mais uma vez. E Dunga já venceu a inexperiência de ser técnico de futebol. E vamos ao hexa.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 02/01/2010
Código do texto: T2007036
Classificação de conteúdo: seguro