A ARTE DE LER

A ARTE DE LER:

Crônica de

Otrebor Ozodrac

Não menos importante que escrever é saber ler um livro. Digo isso com a mais absoluta tranquilidade, pois há muita gente que não sabe ler um livro e, certamente, por isso não costumam a ler crônicas, contos e romances.

Mas você estará pensando que o que digo é um absurdo, posso lhe afirmar que não é. Vejamos:

Quando vocês tenta ler uma obra literária, desiste antes do meio do livro, e muitas vezes nas primeiras folhas. Por que isso acontece? Vamos analisar:

Você está lendo e lá pelas tantas, começa a pensar eu outra coisa, algum problema que tem para resolver, uma viagem que irá fazer e tantas outras coisas. O que estou me referindo é o fato de que foi perdido o foco da leitura, ao perder o foco, você continua a ler, mas não absorve o conteúdo da leitura. Este fato ocorre tantas vezes que torna a leitura algo enfadonho e desinteressante, pois tem de retornar várias paginas para pegar o fio da meada. Você está pensando que isso só acontece com você? Ledo engano, isso acontece com todos nós. Obviamente, quando não temos uma técnica de conservação do foco de leitura. Esses pensamentos que invadem a nossa mente, fazendo com que percamos o foco da leitura, eu os chamo de pensamentos invasores. Friso por relevante, que a técnica que vou apresentar não é de minha autoria, eu a apreendi com um irmão, que a leu em um livro. Trata-se do seguinte:

No nosso corpo somos providos de diversos movimentos, eles se dividem em movimentos voluntários e involuntários

Movimento voluntário é o tipo de movimento que depende da nossa vontade e involuntário ao contrário movimentos que independente da nossa vontade.

Por exemplo: O coração a bater, é um movimento involuntário, o piscar de nossos olhos para lubrificar o lóbulo ocular, quando estamos com a vista aberta, o nosso pulmão a respirar, este, por sua vez, pode usar os dois movimentos o voluntário e o involuntário.

Normalmente quando estamos lendo, usamos a respiração involuntária. Quando estamos fazendo um exercício respiratório utilizamos movimentos voluntários.

Após esta rápida explicação, vamos ver a técnica da leitura concentrada.

Quando você estiver lendo, seja lá o que for um romance literário ou até mesmo um documento que deverá assinar, faço o seguinte: Concentre-se na respiração, isso é use na respiração movimento voluntario, respire coordenando a respiração, mas dentro da normalidade respiratória necessária, para manter o foco na leitura e na respiração. Assim não haverá invasão de seus pensamentos e você não perderá o foco da leitura.

Faça isso e me diga se deu certo, comigo dá.

Até a próxima.

Otrebor Ozodrac

Otrebor Ozodrac
Enviado por Otrebor Ozodrac em 02/01/2010
Reeditado em 19/01/2010
Código do texto: T2007120
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.