Chopin et Béjart

A música de Chopin serviu de inspiração aos grandes nomes da coreografia, como o conhecido Maurice Béjart. John Neumeier foi o responsável pela coreografia e o mise em scène da Dama das Camélias, que tivemos a grata oportunidade de assistir na ópera de Paris – Ópera Garnier, em 25 de setembro de 2006.

Como é de conhecimento público, Marguerite Gautier célebre cortesã parisiense mantém um caso amoroso com Armand Duval, vendo seu idílio ser interrompido pela interferência do pai. Muitos já choraram com o clássico no cinema com a Dama das Camélias de Greta Garbo, a sueca misteriosa, que segundo Sergio Porto, acabou em Irajá. Ligada à música, La Traviata com encenações maravilhosas no palco, com Renata Tebaldi, Maria Callas e outras e no cinema com Tereza Stratas fazendo par com Plácido Domingos. Alexandre Dumas Filho escreveu a história em 1848; dizem ter-se baseado na vida de Marie Duplessis. Lembro-me de Renata Tebaldi dominando o palco na década de 50 “È strano...Ah! forse è lui...folie” a grande ária da Traviata e nós tomados pela maior emoção, embevecidos com a história, a voz, a música...

Ganhei como presente de aniversário uma passagem para Paris, conforme constava dos dados contidos num cartão; li rapidamente, tendo agradecido formalmente e sem qualquer comentário naquele dia de maio ou nos dias que se seguiram. Quase à época da viagem, no início de setembro de 2006, voltei ao assunto, quando de fato eu resolvi querer querendo. Já marquei alguns concertos, me disse minha filha, para assistirmos durante nossa estada em Paris; lógico que a decisão tomou corpo e eu me decidi largar tudo a qualquer preço e viajar com ela, lembrando-me quantas vezes eu me socorri dela como companhia, em viagens internacionais que pretendia fazer com a família.

Voltando ao assunto da ópera; retiramos os bilhetes do Palais Garnier, samedi 30/09/2006, 1ère Loge de Cote Nº5 place 1 e place2, no valor de 38 Euros, pagos previamente em maio de 2006. Ficamos bem localizados, com uma visão extraordinária, sobre a caixa da orquestra.

A Orquestra era de Colonne, com direção musical de Michael Schmidtsdorff e com 2 pianistas que desenvolviam as partituras de Chopin: Emmanuel Strosser e Fredéric Vaysse. A Orquestra estava maravilhosa, com uma afinação irrepreensível e os pianistas interpretando Chopin, como o compositor gostaria de tê-lo feito. Alguns detalhes iniciais chopinianos do ballet: Prólogo: Largo da Sonata em si menor op.58.1º ato: Concerto nº 2 para piano e orquestra em fa menor op.21.2º ato: Valsa nº1 em la bemol maior extrato das três valsas brilhantes op.34 e três escocesas op. 72. Fica o registro daquele momento de felicidade!