Educação e sustentabilidade ecológica

Educação e sustentabilidade ecológica

O acelerado artifício de desenvolvimento sempre foi bem-visto pela sociedade, uma vez que o desenvolvimento econômico tem sido procurado incessantemente. As soluções naturais têm sido utilizadas como se fossem infinitas, e não há qualquer preocupação com os impulsos das agilidades atingidas ou das respostas da própria natureza.

Somente agora é que iniciou a percepção de que o planeta não vai resistir se houver a dominação do sistema do mercado de capital. Deste modo, aparece a inquietação com padrões sustentáveis de crescimento, em que exista a combinação entre a ampliação econômica e a preservação ambiental.

Na atualidade há uma onda de transição, um colapso sobre os valores humanos. O protótipo humanístico, que prevaleceu durante a Idade Moderna, está mais do que atualizado em nossa sociedade, mas há sinais de que a paranóia do mercado está devastando a vida de todos os seres do mundo. Por isso, é necessária a transformação para uma compreensão de um planeta mais ecológico, comprometida com todos os tipos de vida nele existente.

Uma das maneiras sustentáveis de assegurar a vida na terra está na educação. Essa possui uma ação basilar na elaboração de um novo modo de pensar e agir. De maneira mais peculiar, a educação para o dispêndio é fundamental na conscientização das comunidades. É imprescindível transformar o jeito de ponderar, de operar, para que dêem importância às presentes características da sociedade hodierna e privilegiem uma visão total de mundo, com um caráter ético, sustentável, responsável e solidário.

A maior crise que o planeta atravessa é a crise de valores, esta acaba acarretando outras crises que chegam a ameaçar a ecologia do próprio globo terrestre. Uma realidade onde o material acumulado individualmente ou coletivamente, tem ganhado espaço principal nas vidas que chamamos de inteligíveis. O basal que conseguiu levar o ser humano a uma profunda crise de valores. Um sistema que age como vírus atingindo a base planetária.

Falaremos mais sobre esse assunto.

É isso aí!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 07/01/2010
Código do texto: T2016463
Classificação de conteúdo: seguro