Um instante para reflexão.

Temos que estar sempre preparados para mudanças, e aceitá - las, sejam elas de que forma forem. Diz - se que "pedra que rola, não cria limo". Bem... Não basta ser - se uma "cigana", na vida, do tipo que não cria raízes em parte alguma, mesmo que, quando parta, deixe uma ou duas saudades...O essencial é ter consciência que Deus não nos criou em série, não nos criou "programados", e por isso, muito embora tenhamos, sim, fincado raízes em algum lugar, não podemos nos comportar como águas paradas, pois como escrevi numa frase, há muitos anos, "Águas paradas um dia acabam por estagnar - se.", o que quer dizer que nunca devemos nos ater àquilo que vemos, que ouvimos, que sentimos e que fazemos todos os dias. A rotina é uma bichinho maldoso que corrói muitos fatores de nossas vidas, seja emocional, profissional, pessoal, familiar, amoroso, etc...Muitas pessoas acham difícil aceitar mudanças; preferem acomodar - se dentro de si, mesmas, do seu conforto desobrigado do "nada fazer, nada de novo a planejar", do "esta bom, como está.", do "Estou realizado." (até porque, quem sente que já realizou tudo, já está pensando em morrer daqui a pouco). Acontece que nessas pessoas os sonhos também vão morrendo, e mesmo que não se perceba, por ser algo que não dói (em termos), elas também vão morrendo, lentamente, por dentro; tornaram - se Terra árida onde nada mais germina. E não pode ter algo mais triste que alguém que, simplesmente, trata com descaso o seu interior, suas mais elementares necessidades espirituais. Sonhar é viver, é ter esperanças no amanhã, é acreditar que existe um Deus que tem poder para realizá - los, que sabe que também somos mutáveis e, por isso, não nos dá tudo que pedimos (felizmente), porque sabe que amanhã ou daqui dois ou dez anos, aquilo que tanto pedimos, nos será prejudicial, seja de que maneira for. Nesse caso, cabe a nós usarmos a sensatez, refletirmos muito e muito, antes de ficar "batendo na porta", implorando por algo. Eu diria, até, que isso é desnecessário, uma vez que Ele não é surdo, que basta bater uma vez, pedir e esperar, e com toda a certeza, se o que pedimos for para o nosso bem, nosso crescimento interior, nos ajudar a nos aproximarmos mais, dEle, Ele nos concederá, mas é inútil ficarmos ansiosos, pois as coisas não acontecem no "nosso" tempo, mas no tempo dEle! Só Ele sabe a hora conveniente para nós, seja para o que for. Todos os dia, temos que semear novos sonhos, temos que ser para Deus, para nós e para o nosso semelhante, Terra fértil, onde quando precisarmos de algo, ou alguém precisar de nós, teremos a certeza de que a esperança já terá dado frutos dos sonhos anteriormente semeados.