Bom de briga

Não sei bem se é uma Cônica ou um Crônto

Me chamou a atenção o canto baixinho daquele homem. Ele pagou as compras e sem parar de cantar foi ensacando aquele monte de latas de milho verde massa de tomate e outros que tais que sugerem um festival de pizza. Eu sorri porque também tenho essa mania de cantar sem hora ou lugar pois toda hora é hora de cantar. E o cantador foi saindo e cantando naquele final de tarde quentíssima de sábado. Eu brincava com a moça do caixa quando ouvi o reboliço e levantei os olhos. Um rapaz de dedo em riste na direção do alegre cantador. Curioso que sou, deixei a moça passando minhas compras e fiquei prestando atenção na pendenga.

- Essas meninas estão comigo, você estava cantando pra mexer com elas.

Era o rapaz, provavelmente querendo fazer bonito pras meninas.

- Moço, primeiro de tudo, tira esse dedo da minha cara, segundo de tudo, eu sou um cara alegre, adoro cantar e...

- E nada, conheço bem essa jogada.

- Meu rei, não tem jogada, to te dizendo que sou um cara alegre. E tem mais, tenho em casa uma mulher mais bonita que essas suas meninas.

- Ta desfazendo das meninas?

- Não, meu rei, você é que não as está respeitando, querendo confusão com um coroa de cabelos brancos

- Que nada, você é muito abusado e merece uns cascudos.

- Meu rei, é o seguinte, escuta bem que é pra não dizer mais tarde que filho de pobre não tem sorte. Pega suas meninas, suas compras e vai pra casa. Não estraga suas férias e sua pele por nada.

Deu pra sentir que o rapazola engoliu em seco. Ele entendeu que o coroa não queria confusão não porque fosse covarde mas porque não estava afim, mas se garantia se fosse preciso. O rapaz falou algo pras moças que foram saindo devagar e ele atrás, entraram no carro com suas compras e sumiram. Uma senhora que também assistia atenta o rebu o elogiou pela maneira como evitou a briga . E foi aí que ouvi a justificativa que me fez soltar uma baita gargalhada.

- Minha deusa, eu sou baiano e esse negócio de brigar dá muito trabalho. É cansativo levantar o braço, descer o braço, esticar o braço, encolher o braço, levantar a perna, esticar a perna, encolher a perna. Sorriu e saiu cantarolando. Foi num sábado, dia nove, meu aniversário. O baiano não sabe, mas me deu dois presentões.