Ambiente camuflado

Ambiente camuflado

Em uma revista sobre decoração, pude notar uma maneira diferente de utilização dos livros.

Nunca imaginei que alguém pudesse ter ideia de apresentar livros como objetos decorativos. Vi sempre nos livros a função de informar, divertir, auxiliar em pesquisas, refletir e esclarecer nossas curiosidades.

Refletindo sobre essa nova forma de uso, percebi que minha casa está em alta. Jamais pensei que as cores de suas capas devessem combinar com o ambiente. Eles estão aqui, por toda a casa; não queremos demostrar com isso que somos letrados ou inteligentes. Encontram-se em nosso ambiente devido ao uso que fazemos deles.

Atualmente, somos quatro em casa; todos ligados em leitura. No canto da mesa da cozinha, fica a literatura escolhida pelo homem da casa. De manhã, enquanto toma o mate amargo, realiza sua leitura diária.

Em cada quarto há um punhado deles; passeiam por todos os cômodos e espaços, independente do estilo decorativo. Não usamos apenas um lugar para ler, lemos quando e onde se torna oportuno.

Nunca passou pela minha cabeça que a presença deles desse ideia de bagagem cultural e sofisticação. Eles existem porque estão em uso. Caso deixem de ser usados, vão fazer parte de alguma biblioteca da cidade.

Como se apresenta o ser humano? Se não tem hábito de leitura, contrata um profissional para montar um ambiente camuflado.

Iza Engel
Enviado por Iza Engel em 16/01/2010
Reeditado em 31/07/2018
Código do texto: T2032931
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.