Os sonhos dos filhos ...

As pessoas, em geral, possuem o hábito de emoldurar os individuos em quadrados dando-lhes características, rotina e anseios estáveis. Às vezes, chocam-se quando não correspondemos a estas expectativas presumidas. No entanto, quando isso é feito com adultos, o dano não é tão grande, pode-se administrar explicando coerentemente um pouco da nossa personalidade. Claro que em algumas situações causamos assombro e ouvimos certo tom sobressaltado dizendo: nossa!!! Realmente, não te conheço mesmo? E quando os pais encaixotam os filhos em seus sonhos e os espremem numa caixa impedindo-os de crescer? A maioria dos pais sonha com vidas que não ousaram ter e ponderam que os filhos devem atingir estas aspirações frustradas

Isso acontece muito na nossa sociedade. Lá pelos dez ou doze anos, a menina loira ou morena sendo magra e alta tem decretado a sua vida. A mãe estabelece que ela vai ser modelo e a arrasta por várias agências de modelos e a faz participar de todos os torturantes concursos que surgem. Mesmo que a guria não tenha nenhuma vocação para a profissão, seja tímida, odeie multidões e adore ficar em casa lendo e estudando. Mas, progenitora não a deixa comer para ficar magra, diz que não precisa estudar sonha, idealiza e arquiteta a nova Gisele... Esta situação acontece em variadas vezes, os filhos nessa idade, não conseguem dizer não e se submetem a autoridade materna.

Também pela falta de um adulto coerente na família para enfrentar a situação, mostrando que as escolhas não devem ser feitas tão cedo e muito menos para satisfazer outra pessoa que não a própria criança. Há muitos casos em que os filhos seguem os devaneios dos pais, são encaixotados em mundos onde não fizeram a opção de estar nele. Às vezes, conseguem crescer felizes e protegidos pelos pais, sem grandes questionamentos na adolescência. Entretanto, em algum momento de suas vidas vão se tornar adultos, ter opiniões e vidas próprias.

Então, começam os problemas, a mãe berra aos quatro ventos a decepção que o(a) filho(a) é. Pode ser a modelo ou a atriz que não é aprovada em nem um teste, o jogador que não para em nem um time. Existem também aquelas profissões do mundo real como: o médico que odeia sua profissão, o advogado que virou bancário, a professora que não suporta pessoas muito menos crianças... Em momento algum, os pais conseguem enxergar a infelicidade que eles construíram paras os filhos. Enfim, progenitores devem orientar para uma vida adulta adequada, responsável... Mas, não podem em hipótese alguma impedir o crescimento das suas crias, querendo viver uma vida que não lhes pertence. Os filhos não são nossas vidas passadas a limpo.

16/01/2010

Marisa Piedras
Enviado por Marisa Piedras em 16/01/2010
Reeditado em 24/01/2010
Código do texto: T2033543
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.