Breve pensar sobre  a influência da TV, na criança

Estava refletindo sobre alguns desmandos, que a televisão vem causando a nossas crianças, dentre eles, lembrei do que senti na pele, com meu filho, quando ele tinha doze anos de idade, devido o Big Brother Brasil (BBB).

Enquanto viajava a trabalho para uma Capacitação sobre” O Lúdico em Sala de Aula”,tive que deixa-lo com meus pais, sendo que durante o dia, ele fugia pra casa, pra usar o telefone convencional.Passado os três dias da Capacitação, retorno a minha casa, e ao final do mês, sou surpreendida com uma fatura de  1.580. 00 reais ,do telefone fixo pra pagar.

Logicamente, verifiquei as ligações que foram feitas...Foram poucas, mas o suficiente, pra eu perceber, o tempo que meu filho passava  ouvindo que os" brothe's" conversavam na casa do BBB.  Ele discava pra o número de celular, que o Pedro Bial informava, dizendo assim;

“- Se você quiser saber, o que se passa na casa mais vigiada do mundo, ligue para...”

Prefiro até nem por o número pra não reproduzir a idéia da mídia...
É complicado! Porque como diz o ditado popular : se correr o bicho pega e se ficar o bicho come! (Tinha que trabalhar!)
Esta realidade, não é um caso isolado.Tenho escutado outros depoimentos semelhantes, mas enfim...

Enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda que as crianças em idade escolar devem assistir a , no máximo, uma hora de televisão por dia, o levantamento do Ibope constata que as crianças brasileiras, passam em média, cinco horas diárias em frente a TV.

Isto faz com que pensemos:

- Que mundo iremos deixar pra nossos filhos?

-Que filhos iremos deixar pro mundo?

Uma problemática, que merece reflexão...A  exemplo, vejamos;

Atualmente, a Globo comemora que “Zorra Total” é o programa de maior audiência entre o público infantil..Onde é que fica a importância da Arte e da Cultura? O que acrescenta de significativo para estas crianças?

Penso que a cada dia, a capacidade real de análise é subestimada, pelos que reproduzem idéias consumistas desenfreadas, pensando somente em aumentar stats, poderio,haja vista os resultados a vistas claras.

A criança deixa de viver o seu tempo de ser criança, pra ter sua infância agredida por imagens e conteúdos que influenciam em seu comportamento, em seu desenvolvimento humano, na formação sócio cultural de sua própria identidade, uma vez que, sabemos da necessidade que a criança tem de interagir nas relações sócias com os adultos e outras crianças.

-“É dia de paredão! Ta esperando o quê? Vá correndo telefonar!”

Honestamente, expressões como estas, ferem meus tímpanos!

Em tempos de pessoas desesperadas em ver seus familiares morrendo afogados com água de chuvas pelas ruas, gente a quase três dias sobterrado , gritando por “ socorro!” e tantos estragos espalhados pelo mundo afora e bem próximo a nós, considero inconsebível, tanta falta de humanização, tanto dinheiro derramado pra o público encher a mente de fofocas.Isso mesmo, fofoca, porque BBB, é cheio de disse,me disse e leva um consumismo alarmante. Acrescentar mesmo, desculpem-me a sinceridade,mas não acrescenta  (a meu ver). Pelo contrário, vejo este programa também como uma substimação a inteligência humana.
Tem tantos programas que poderiam passar mais cedo, como o Globo Ecologia, por exemplo, mas não é interessante pra mídia, porque é educativo, e o que educa pra vida, parece não interessar muito para uns poucos, que detém as decisões políticas.

Entretanto, nem tudo está perdido, pois ainda existem pessoas preocupadas com a qualidade de vida do outro, ainda há quem se mobilize pela consciência crítica, quem arrisca até sua própria vida, por acreditar na solidariedade, no processo de humanização.

De que vale viver acumulando bens, se todos sabemos que esta vida é como uma brisa que passa? Qual a função social que temos enquanto seres viventes?Até que ponto, nos tornamos verdadeiramente humanos? Penso que são questionamentos, que deveríamos responder, a nós mesmos diariamente, porque temos importante missão  no mundo em que vivemos.Ser gente, somos, mas sermos humanos, é um desafio,(penso eu) que depende da formação de cada um, das escolhas, do modo de olhar o mundo, e percebesse no universo, como um ser que é capaz de fazer a diferença, quando necessário.

Ainda que os “Reality Shows”sejam influenciáveis, penso que não devemos perder a esperança. Neste sentido, devemos mover as possibilidades de resgatar o valor da Educação, da Arte e da Cultura, repensando valores, significações à vida.

Por fim, ainda há tempo de oportunizarmos nossas crianças, ao acesso a bons livros, a leituras literárias, a textos que somam conhecimentos, a reflexões que as possibilitem, perceber que a TV amortece, deixa os sentidos adormecidos e que uma boa leitura, ilumina, ajuda a ver o mundo com mais clareza.
 
 
Antonia Zilma
Enviado por Antonia Zilma em 17/01/2010
Reeditado em 17/01/2010
Código do texto: T2034628
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.