EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA 3

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA

3

A difusão do conhecimento é facilitada pela informática, pelos meios de comunicação de massa e pela possibilidade de educação a distancia. As escolas já não são mais as únicas responsáveis pela construção e transmissão do conhecimento. E quanto mais aumenta os acessos às informações, o nível de conhecimento se torna cada vez mais baixo. Nunca se deu tanta importância à educação, ao ensino, ao conhecimento quanto nos dias atuais, mas há a percepção de instalações do caos em todas as esferas e níveis de escolaridade.

O ensino acadêmico sofre as implicações da sociedade hodierna em que está introduzida e, além disso. A educação, em todos os níveis acadêmicos, encontra-se muitas vezes desluzida, por já não alcançar as penúrias sociais. Para sustentar-se, a educação acadêmica precisa edificar um conhecimento que tenha significado para os estudantes, com uma formação integral, de valores morais.

O colapso do sistema capitalista abrange o princípio da educação e estabelece a necessidade de caçar padrões alternados que dominam as antigas estruturas ainda vigorante.. Na análise sobre as necessidades de mudança na educação, não é admissível desconsiderar adequadas características da sociedade. O consumismo desenfreado é uma delas. A transferência das mudanças de valores, onde o principal é o ter e não o ser, a detrimento da essência da pessoa como indivíduo histórico e a ausência de apreciação crítica diante das ocorrências, decorrência da determinação da sociedade consumista em lugar da sociedade amante do conhecimento.

As originais extensões da educação colocam evidência no artifício ético e é dirigida à modificação do pessoa. A formação acadêmica para a paz e para a saúde, para o consumo e para o meio ambiente. Esta derradeira é imperativa na concepção dos estudantes. Uma nova atitude na questão ambiental, adequada para ultrapassar a conflito mundial e fidedigno de conduta nova diante da realidade em que o planeta vive.

Falaremos mais sobre o tema.

É isso aí!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 18/01/2010
Código do texto: T2036330
Classificação de conteúdo: seguro