Efeitos colaterais ou...reações adversas (EC)
 
 

 
 
 
 
 
Primeira coisa a fazer.  procurar    no Google o significado de Efeitos colaterais que nada tenha a ver com medicina.Ou de reações adversas. 
Primeira coisa assumida – tanto efeito quanto reação significam basicamente....Efeito. Toda a causa tem um. Toda ação tem uma reação. isto  é filosoficamente correto. 
Agora vamos ao ajudante dos ignorantes – efeito colateral é aquele que não é esperado, mas nem sempre é adverso. Já a reação adversa é brava mesmo, ela não é esperada e nem benéfica – é do contra mesmo. 
Tem um blog - que parece muito interessante, principalmente para educadores. http://efeito-colateral.blogspot.com/  
Tem também um filme ao qual eu não pretendo assistir nem indicar: Tem um elenco até bom, não fosse o Arnold Schwarzenerg. Dois Jonh, o Leguizamo e o Torturro fazem o contraponto. E mais o Miguel Sandoval. Sem resenha, apenas uma síntese que o faz parecer uma droga. 
Encontrei uma notinha, que me pareceu interessante: falava que a insistência no mito da mulher de ferro(Dilma roussef) tem um efeito colateral: qualquer mudança no visual, alteração de última hora em sua programação ou... Fiquei curiosa. Abri a página para ver se encontrava assunto a partir daí. Encontrei apenas um aviso – página removida. Não descobri qual seria o tal efeito colateral. 
Foi aí que encontrei um texto realmente inspirador, publicado no Jornal O Dia e escrito por Pâmela Oliveira.
Ela escreve sobre os efeitos colaterais da NET – a nossa bela amiga viciante. Segundo ela, pesquisa feita na Inglaterra comprovou que o mundo on line deixou o mundo off line mais impaciente e intolerante. Bem, não sei como a pesquisa foi feita, nem como pôde sem comparada, mas o caso é que me deixou bem pensante e resolvi interrogar o meu eu mais sincero para ter uma comprovação. O caso é que comecei a listar algumas coisas para as quais não tenho mais paciência depois da Net – Escrever cartas e cartões, por exemplo, e ir ao correio e ter que retirar uma senha e esperar para ser atendido. Pra que perder tempo se tendo eu o endereço da pessoa com quem quero comunicar-me basta abrir meu notebook verdinho, acessar a net, com um click acessar o espaço para isso devido, encontrar o endereço, escrever com as pontas dos dedos, sem sujá-los, corrigindo os erros e os mal dizeres assinar e mandar? E receber a resposta logo sem ter que ficar aflita esperando o correio chegar? Sem dúvida esse é um efeito colateral não adverso, benéfico, para nós os internautas. mas dúvido que tenha sido para a Empresa de Correios – para essa sem dúvida foi uma reação adversa. 
Ainda no embalo da escrita, pois quando na escrita embalo fica difícil parar, resolvi também escrever sobre o tema uma letra para uma canção qualquer, uma canção de desilusão, reação adversa provocada por um amor impossível que se julgava possível. leia cantando, talvez você possa escrever a música para essa canção e nós seremos parceiros.
O meu amor por você
Teve efeito colateral
não me pergunte por que
tudo acabou tão mal!
Você vendeu uma idéia
E eu corri para comprar
mas foi uma compra errada
Venda Feita pra enganar
os efeitos que eu esperava
se desmancharam na Areia.
E de tudo, o que sobrou
só reações adversas
muito assunto pra conversas
lá no bairro onde eu moro
Quando passo, ouço os sussurros
As risadas debochadas
De quem não tem o que fazer
Fui me meter com um doutor
Acabei bem mais doente
Do que antes de conhecer
O amor entre diferentes
Mas o pior que aconteceu
É quando vejo o moreno
que por sua causa deixei
passar de braços dados
com a amiga que perdi.
tanto efeito colateral
eu pensava não merecer.
mas se a vida assim quis
Nada mais há que fazer.
Mas se a vida assim quis
eu quem fiz por merecer.
Nada mais há que fazer
eu quem fiz por merecer.