Zepelim

Falei em zepelim e me lembrei da visita feita pelo Graf Zepelim ao Rio de Janeiro, saracoteando pelos céus, mostrando a técnica e o desenvolvimento alemães; se não me engano, pelos idos de 1937 ou 38, eu sentado no portão da minha casa, olhando o céu admirado com a beleza e a lentidão do dirigível, que tempos depois, terminou seus dias incendiando-se ao terminar um dos passeios. O Rio de Janeiro retorna à década de 30, para mostrar como se pode controlar a violência usando dirigível, a um módico aluguel de 500 mil reais por mês; parece anedota! Os marginais com armas de longo alcance e grande poder de fogo, com um alvo peculiarissimo - o dirigível. Dizem as autoridades, com toda sapiência, que se houver um furo no monstrengo, são necessárias 48 horas para o mesmo se esvaziar...Não comentaram se forem 1000 furos...De qualquer modo, vale a pena aguardar. Parece-me que seria muito mais fácil, medida mais terrena. A influência americana se faz sentir, pois, controlam a vida dos outros países, por meio de satélites que lançam ao espaço. Uma polícia despreparada, principalmente, porque alguns dos que procuram a carreira policial, muitas vezes o fazem para ter a vantagem de usar armas sem problemas, e intimidar a população mais carente, por meio da chantagem; polícia é ruim em todo o mundo, mas em alguns países do cone sul costuma ser muito pior! Tenho fotos do dirigível (Graf Zepelin) que visitou o Brasil na década de 30, e que me foram dadas por um fotógrafo alemão - Willie Köllen, que era um apreciador do Rio e suas mulatas, e que morreu, em linguagem livresca, de hidropsia. Tirou fotos magníficas do Rio, mostrando Copacabana com a Av. Atlântica estreita, e com carrocinhas de lixo recolhendo as poucas lambanças deixadas pelos cariocas. Hoje, bastariam os excrementos caninos para tornar inviável tal método de limpeza das ruas. Como parece lógico, quando escrevi o texto as autoridades pensavam em colocar o dirigível para fiscalizar as favelas...Hoje, depois de vermos um helicóptero ser metralhado e cair matando e ferindo pessoas, acredito que a história do zepelin...foi para o espaço!